Um dos maiores nomes da música feita em Portugal vai estar hoje no Palco do Largo São João Batista
Palmela e as suas festas apresentam este ano um cartaz diferenciado, mas que começa com aquilo a que costumamos chamar “a cereja no topo do bolo”. Dino D’Santiago é efetivamente um dos maiores nomes da música feita em Portugal nos últimos anos e vai estar hoje no Palco do largo São João Batista pelas 22h30.
O músico natural de Quarteira, com 40 anos, filho de pais cabo-verdianos, iniciou-se na música há quase duas décadas com diversas experiências musicais em grupos como, Dino & Slowmotion (ainda gravou o álbum “Eu e os meus”), Expensive Soul e Nu Soul Family.
Em 2013 aventurou-se numa carreira a solo, com o álbum “Eva”, que de imediato atraiu as atenções do publico, da critica nacional e internacional, deixando plantadas sementes que viriam a dar frutos mais tarde.
Em 2019 dá nas vistas ao conquistar os galardões mais importantes dos Prémios Play da Música Portuguesa (Melhor artista Solo, Melhor Álbum “Mundu Nôbu” e Prémio da Critica). É, entretanto, o primeiro músico português a ser referenciado pela prestigiada Revista Norte Americana Rolling Stone, é eleito a Personalidade do Ano (na Música) nos Prémios “Somos Cabo Verde” e “Man of the Year”, pela GQ. Como se tudo isto não fosse suficiente, Madonna, então a viver em Lisboa, descobre-o, promove-o e convida-o a integrar a sua última digressão mundial.
No ano seguinte foi a reconfirmação de tudo: o álbum “Kriola” projecta-o ainda mais junto do publico e volta a ganhar os principais galardões dos Prémios Play da Música Portuguesa. E a sua presença nos maiores festivais de música, acontece naturalmente.
No final de 2021, edita “Badiu”, um álbum aclamadíssimo, considerado um dos melhores discos do ano, que arrebatou mais um leque de prémios Play e leva Dino D’Santiago a um Coliseu de Lisboa, esgotado e ao rubro, para além da presença nos maiores festivais de música e palcos portugueses. Esta quinta-feira Palmela vai poder confirmar a real dimensão de Dino D’Santiago.
Opinião Musical