O Dia Municipal do Bombeiro começou com o aniversário dos Bombeiros de Pinhal Novo, que este ano organizam as iniciativas, que se prolongam até 19 de Maio
A Associação dos Bombeiros de Pinhal Novo é a instituição mais emblemática da freguesia e a população mobilizou-se para homenagear os soldados da paz, que assinalaram os 68 anos de existência com desfiles e baptismo de uma nova ambulância para transporte de doentes não urgentes.
Depois da bênção do padre Ramalho, que benzeu a nova ambulância com o nome de José António Guerreiro, pessoa que tem dedicado a vida ao associativismo, foram atribuídos os emblemas de dedicação aos sócios com 25 e 50 anos.
A sessão solene começou com a intervenção do comandante substituto Vasco Marto, que lembrou “os bombeiros são um exército de múltiplas funções, que chegam em primeiro lugar aos incêndios, aos acidentes e às acções de socorro” e prometeu “estamos sempre preparados para servir as populações”.
Críticas de José Calado
O presidente da Associação de Pinhal Novo lembrou que “devido ao atraso das obras do quartel, as comemorações de aniversário foram na rua, mas isso permite que estas sejam assinaladas com a inauguração e mais um convívio com a população”.
José Calado prometeu um discurso “um bocadinho diferente, feito com o coração”, onde criticou a “decisão de pôr a GNR a combater incêndios florestais envolvendo verbas significativas, que deviam reverter a favor da formação dos bombeiros”.
A falta de legislação que defina o apoio financeiro aos bombeiros “cria muitas guerras internas e não permite que haja mais igualdade” destacou e apelou à Câmara de Palmela para que “ajude pois não temos equipamentos suficientes para acudir aos incêndios urbanos e florestais”.
Apesar de reconhecer que “a nossa câmara não é das piores no apoio aos bombeiros, precisamos de um pouco mais e pode-se ir mais longe”, lembrando “a falta de dois veículos importantíssimos para o combate aos incêndios”.
O presidente dos Bombeiros de Pinhal Novo terminou com um agradecimento ao comandante cessante, José Neto, que “ao longo de dois anos deu o seu melhor”.
Para Manuel Lagarto, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, “os bombeiros não são soldados da paz, mas combatentes pela paz na luta contra as adversidades” e “podem contar connosco, que reconhecemos o trabalho que desenvolvem”.
Depois de prestar tributo aos fundadores da Associação, o presidente Álvaro Amaro, destacou a realização das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, que “nestes 19 anos têm dado frutos, em particular na comunidade educativa com o mote da segurança das crianças”. O presidente da câmara destacou “o apoio dado aos bombeiros na requalificação das obras dos quartéis, no montante de 500 mil euros e iremos ter mais 90 mil euros de apoios às três corporações do concelho”.
Discurso populista e sem rigor
O edil de Palmela respondeu a José Calado lamentando “o discurso populista, que seria melhor se fosse rigoroso em relação à lei do financiamento”, porque “tal como vós reivindicamos essa lei de financiamento e não ouvi uma palavra de quanto esta Associação recebe do Estado”.
Álvaro Amaro destacou “temos orgulho em construir soluções com as associações e pugnámos muito para que as candidaturas dos quartéis contemplassem as duas corporações, que ajudámos a financiar” e “qualquer candidatura para aquisição de viaturas de combate a incêndios urbanos e florestais e aos equipamentos de uso individual terão apoio da câmara”. O presidente lembrou que “Palmela é o único município que conheço que tem três equipas de bombeiros permanentes” e deixou um apelo “é preciso haver paz, solidez, dignidade e competência e não tenho dúvidas sobre a capacidade operacional dos nossos bombeiros”.
Na sessão solene foram promovidos mais de uma dezena de bombeiros e a Liga atribuiu seis medalhas de distinção.
Caixa
Programa do Dia Municipal do Bombeiro
As comemorações vão continuar com as seguintes iniciativas:
Dia 10 de Maio – 09h30
Debate/ Semanário “Segurança das crianças a nossa responsabilidade”, na Escola Secundária de Pinhal Novo
Dia 13 de Maio – 10h30
Simulacro de sismo na Escola Básica de Aires
Dia 14 de Maio – 17h30
Exercício de atuação conjunta das três corporações de bombeiros do concelho, na Escola José Maria dos Santos
Dia 16 de Maio – 10h30
Simulacro de sismo na Escola Básica de Cajados
Dia 17 de Maio – 10h30
Simulacro de sismo na Escola Básica da Palhota
Dia 18 de Maio – Auditório Municipal do Pinhal Novo
10h30 – Receção às entidades oficiais
10h45 – Desfile apeado e motorizado
11h00 – Sessão solene de homenagem aos bombeiros
Dia 19 de Maio – 13h00
Almoço convívio com a Câmara, Juntas de Freguesia, dirigentes, comandos e corpos ativos das Associações de Bombeiros do Concelho