Programa municipal para assinalar a data envolve a comunidade educativa e a população em geral
A plantação de árvores no espaço público e a realização de um percurso pedestre na Serra do Louro são algumas das propostas que a Câmara de Palmela dirige à comunidade educativa e à população em geral para celebrar o Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro).
O programa de actividades – que arranca na próxima segunda-feira e que se prolonga até 6 de Dezembro – vai ser desenvolvido “em Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo e Parque Natural da Arrábida”, anunciou a autarquia.
Assim, com a colaboração das escolas, de segunda, 23, a sexta-feira, 27, serão plantadas árvores em vários espaços públicos do concelho.
Para dia 24 está agendada a realização do percurso pedestre interpretativo intitulado “A nossa floresta autóctone” pela Serra do Louro. Nesta iniciativa vão marcar presença “os alunos da Escola Básica Matos Fortuna (Quinta do Anjo)”, indica o município. A
inda para essa terça-feira e também para dia 26, logo pelas 9h45, tem lugar a iniciativa “Planta a Planta”, que consistirá na plantação de espécies autóctones e na “remoção” de outras consideradas “invasoras”. Esta acção, a realizar “ao longo das margens da linha de água de Quinta do Anjo – no “troço entre o Sobral e a urbanização Colinas da Arrábida, junto à ciclovia” –, envolverá os alunos da EB Matos Fortuna e a comunidade.
O programa prossegue no dia 6 de Dezembro, a partir das 9h30, com uma acção de formação sobre compostagem no Auditório Municipal de Pinhal Novo. A iniciativa, dinamizada sob o mote “Compostar é reciclar”, tem “a duração de três horas”, contempla a “oferta de kit para montagem de compostor em madeira” e é “dirigida a famílias que tenham espaços exterior e interesse em transformar os resíduos da cozinha ou do jardim num fertilizante natural”, lembra a autarquia. A participação nesta acção obriga a inscrição prévia. As inscrições são gratuitas mas têm número limitado.
Ainda no âmbito deste programa que visa assinalar o Dia da Floresta Autóctone, a Câmara de Palmela vai proceder à edição do folheto digital “À descoberta das plantas da Serra do Louro”, que visa promover e apoiar a realização de actividades de exploração da natureza.