O município de Palmela vai participar, pelo terceiro ano consecutivo, no Concurso Nacional de Leitura, que conta com a inscrição de 10 escolas do concelho.
Neste ano lectivo, cumpre-se a 14.ª edição da iniciativa – dirigida a alunos desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Secundário –, cuja fase municipal, que “decorrerá em formato online”, vai contar “com a participação da equipa do Serviço Educativo do Museu e da Biblioteca Municipal”, revelou a autarquia.
“O actual contexto de pandemia não permite a realização da festa da leitura que reuniu, em anos anteriores, na Biblioteca Municipal de Palmela, alunos de vários estabelecimentos e níveis de ensino”, lembrou o município.
As datas das provas escritas e de leitura não estão ainda definidas, devendo ser “anunciadas brevemente”, indica a edilidade, que justifica a situação com a “interrupção das actividades lectivas decretada pelo Governo”.
Certo está que todos os participantes na fase municipal serão premiados. “Recebem um prémio e um certificado de participação”, salienta a autarquia, adiantando que vai também “premiar os apurados para a fase intermunicipal”. Os vencedores seleccionados em cada município “vão realizar provas nas comunidades intermunicipais ou áreas metropolitanas”, para depois se passar à fase nacional, explica ainda o município.
Pelo concelho de Palmela inscreveram-se, além da Secundária, as escolas básicas seguintes: Alberto Valente, Pinhal Novo (1.º Ciclo); António Matos Fortuna, Quinta do Anjo (1.º Ciclo); António Santos Jorge, Pinhal Novo (1.º Ciclo); Escola de Aires, Palmela (1.º Ciclo); Salgueiro Maia, Pinhal Novo (1.º Ciclo); Zeca Afonso, Pinhal Novo (1.º Ciclo); Hermenegildo Capelo, Palmela (2.º Ciclo); Básica e Secundária José Saramago, Poceirão (2.º e 3.º Ciclo); e José Maria dos Santos, Pinhal Novo (2.º e 3.º Ciclo).
O concurso do Plano Nacional de Leitura tem o objectivo de “estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora”.