2 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Comboio de bicicletas promoveu a mobilidade suave junto dos pequenotes

Comboio de bicicletas promoveu a mobilidade suave junto dos pequenotes

Comboio de bicicletas promoveu a mobilidade suave junto dos pequenotes

Ao longo dos últimos quatro meses crianças, pais e maquinistas trocaram o carro pelos pedais

Trocar a ida para a escola de carro pela bicicleta foi a proposta do projecto- -piloto “CicloExpresso” que durante cerca de quatro meses convenceu 58 crianças a pedalar ao longo de um percurso de 6,3 quilómetros em estradas de terra batida e de alcatrão, entre Cabanas e a Escola Básica António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo.

- PUB -

“Eu vou para a escola de bicicleta, e tu?” foi o tema orientador da iniciativa que, ao longo de 17 semanas, promoveu a mobilidade suave junto dos mais novos em parceria com a Cooperativa Bicicultura que disponibilizou os maquinistas que coordenaram as viagens – onde as bicicletas circulavam em fi la tal como se seguissem num comboio.

A última decorreu na passada terça-feira e, segundo o balanço da autarquia, a adesão foi de “37 crianças, acompanhadas por sete pais e cinco maquinistas”. O dia com maior circulação registada foi a 19 de Março, com “46 crianças e mais de uma dezena de adultos, entre pais e maquinistas” a participar na actividade.

Se é para repetir ou não, ainda não se sabe, mas na perspectiva das crianças que embarcaram na aventura só há pontos positivos. “Gosto de andar no comboio de bicicletas porque não poluímos o ambiente e estou com os meus amigos”, diz Madalena de apenas 10 anos, palavras transcritas na nota de Imprensa do município.

- PUB -

Para a vereadora com o pelouro do Ambiente, Mobilidade e Transportes, Fernanda Pésinho, a actividade “não só capacita as crianças para o uso seguro da bicicleta em meio urbano, como sensibiliza para a importância do uso de modos de mobilidade suave, reforça os laços de companheirismo, solidariedade e espírito de equipa e contribui para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, alertando consciências para o importante papel que cada um tem, individual e colectivamente, na alteração comportamental e nos hábitos do dia-a-dia”.

Para deixar a ideia de que “a estrada deve ser partilhada por todos” no chão em frente daquela escola da localidade de Quinta do Anjo está agora pintada uma ciclovia simbólica em quatro diferentes cores – azul, vermelho, amarelo e verde.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -