Acção executada no Dia Mundial do Coração pretende “aproveitar o poder do digital” para alertar a população
Com o objectivo de “melhorar a consciencialização, a prevenção e a gestão das doenças cardiovasculares”, o Castelo de Palmela vai durante o dia de amanhã estar iluminado de vermelho, naquele que é o Dia Mundial do Coração.
A acção, que integra o ODS – Objectivo de Desenvolvimento Sustentável “3 Saúde de Qualidade”, pretende “aproveitar o poder do digital” para alertar a população, correspondendo ao “desafio lançado pela World Heart Federation”, sob o mote “Use Heart to Connect”, explica a Câmara Municipal em comunicado.
Isto, porque “as doenças cardiovasculares continuam a ser a primeira causa de morte no mundo”. “A crise de saúde que atravessamos destacou a necessidade urgente de encontrar formas diferentes e inovadoras de conectar as pessoas à saúde cardíaca”.
Como “metade da população mundial não tem acesso à internet, dificultando a prevenção, diagnóstico e tratamento destas doenças”, as “redes digitais têm o poder de ligar doentes, profissionais de saúde, familiares e amigos, contribuindo para combater o isolamento e a distância física”.
Através da mesma nota, a autarquia apela aos cidadãos para utilizarem “o seu conhecimento digital e solidariedade para conectar os corações, em todos os lugares”. “Cuide do seu coração, faça uma alimentação saudável, exercício regular e não fume”.