Camilla Audrey não sabia andar de bicicleta e agora é a mais jovem da região a praticar motocross

Camilla Audrey não sabia andar de bicicleta e agora é a mais jovem da região a praticar motocross

Camilla Audrey não sabia andar de bicicleta e agora é a mais jovem da região a praticar motocross

Jovem de 10 anos vai agora entrar no mundo das competições. Está activa uma angariação de fundos para comprar uma nova moto

Camilla Audrey tem 10 anos, mas dentro desta tenra idade cabe um grande amor por motas e velocidades. A jovem, residente na Quinta do Anjo, tem-se superado a si mesma nos treinos e nas pequenas provas onde participa, mas prepara-se agora para entrar em competição, estando os pais a pedir ajuda para que a pequena tenha melhores condições.

- PUB -

Na plataforma GoFundMe – de angariação de fundos – decorre a campanha “Vamos ajudar a Camilla Audrey a conquistar o seu sonho!”, onde o pai da jovem espera que seja atingido o valor de 3650 euros, com vista à compra de uma Yamaha TTR 110cc, “uma nova mota essencial para a progressão nas competições”, segundo explica João Assembleia em declarações a O SETUBALENSE.

“É sempre a semana dos amigos e dos familiares que doam bastante. Neste momento já temos 29 doações – e cerca de 19% do objectivo (cerca de 700 euros). Tem sido fantástico, um amigo dá 10 euros, o outro dá cinco euros, o outro dá 20. Isto é giro porque as coisas vão acontecendo e as pessoas vão começando a conhecer esta vertente da Camila, que a maior parte delas não sabia. E está a correr bem. Claro que precisamos de muito mais apoio, porque ela precisava ter o mais rápido possível esta moto – porque a moto dela já passou o tempo dela. Portanto, já está bastante desgastada”.

A juntar aos donativos a jovem Camilla tem contado com algumas ajudas, de lojas, que cobrem parte das despesas com material, equipamento e mesmo as aulas que tem desenvolvido na B.A Moto Park, na localidade de Coina, concelho do Barreiro. Ao explicar que já tentou encontrar patrocínios junto da Câmara Municipal de Palmela, juntas de freguesia e da Palmela Desporto, o pai refere que só esta última instituição mostrou interesse em apoiar a jovem que faz parte da associação Inspira Atitude, na Quinta do Anjo.

- PUB -

Paixão pelas motorizadas foi crescendo até hoje

A jovem, que aos nove anos não sabia andar de bicicleta, rapidamente desenvolveu uma grande paixão pelas motas. Camilla foi diagnosticada com défice de atenção e os pais queriam “uma solução” para que a criança desenvolvesse a capacidade de concentração.

“É um bocadinho de influência do pai. Eu nunca competi, sempre fiz isto de uma forma um pouco mais lúdica e até tenho respeito pelos saltos que eles dão. Isto começou, primeiro de tudo, porque a Camila está diagnosticada com défice de atenção e tínhamos de arranjar qualquer solução mais lúdica que a fizesse concentrar-se. No motocross, tem mesmo de se concentrar, porque senão vai ao chão e dói. Como é óbvio tivemos de experimentar uma moto muito mais pequenina – porque ela nem sabia andar de bicicleta – até porque com o facto de ela ter aquele pensamento abstracto, de andar para o lado esquerdo e para o lado direito ao mesmo tempo que é para ganhar o equilíbrio, indicia alguma confusão”.

- PUB -

Neste momento conta com 20 a 22 horas de treino semanal no moto-parque do Barreiro, onde tudo começou por ser uma brincadeira, que agora tem escalado cada vez mais alto, perspectivando-se que a pequena venha a entrar, já este ano, em competições de maior escala.

João Assembleia refere que a jovem está “entusiasmadíssima” para um calendário de provas que começa já este sábado.

“Vamos começar agora a perceber como é que ela se vai comportar num ambiente mais competitivo. Este ano ela vai fazer mesmo a competição. No ano passado, ela começou treinos efectivos – mesmo a treinar mais a sério –, perto de Setembro. Decidimos, este ano, que ela já estava mais preparada para avançar para as competições. Vamos experimentar agora a mini resistência (Mini-Baja), que é uma prova muito mais simples, não tem tantos saltos como as provas de motocross. E o Troféu YAMAHA, que é um troféu espectacular, um dos campeonatos que tem maior visibilidade neste desporto a nível nacional”.

Provas | Calendário desde sábado até Outubro

É já este sábado que se inicia o calendário de provas em que Camilla Audrey vai competir. Entre as competições de Mini-Baja e o Troféu Yamaha a pequena vai procurar triunfar num desporto em que, apesar da idade, parece já estar à altura.

Assim, a jovem vai rumar ao Crato, uma vila no distrito de Portalegre, onde vai realizar a sua primeira grande prova (este sábado, 5 de Abril). As seguintes competições estão marcadas para 18 de Maio (em Évora), 29 de Junho (Rio Maior, em Santarém), 21 de Setembro (Pegões, no Montijo), e por fim, a 18 de Outubro (Torres Vedras, em Lisboa).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -