Câmara de Palmela aprova transferência superior a 1 milhão de euros para Poceirão e Marateca

Câmara de Palmela aprova transferência superior a 1 milhão de euros para Poceirão e Marateca

Câmara de Palmela aprova transferência superior a 1 milhão de euros para Poceirão e Marateca

_autotone

Verba diz respeito a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa Comunidades Desfavorecidas

 

Um milhão e 175 mil euros é quanto vai seguir para a União das Freguesias de Poceirão e Marateca, após o executivo da Câmara Municipal de Palmela, na reunião pública do passado dia 4, ter aprovado, por unanimidade, a transferência do valor que corresponde a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do programa Comunidades Desfavorecidas.

- PUB -

Na sequência de candidatura ao referido programa, o município de Palmela recebe, ao todo, 6 milhões e 596 mil euros, sendo que 5 milhões e 421 mil são encaixados nos cofres da autarquia, considerada “beneficiária final líder”, e o restante milhão e 175 mil euros vai para a União das Freguesias de Poceirão e Marateca, “beneficiário final”.

Os mais de cinco milhões de euros que vão para o município de Palmela serão usados em requalificações, obras, eventos e iniciativas de diversas dimensões na união de freguesias.

Por orientação da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, todo o montante financeiro irá ser facultado à Câmara Municipal, cabendo à mesma disponibilizar o montante destinado à união de freguesias.

- PUB -

Segundo Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, este reforço monetário vem “beneficiar as colectividades, as IPSS e a comunidade de Poceirão e Marateca no geral” por via de acções que têm de ser desenvolvidas pelo município e pelo executivo eleito no Poceirão e Marateca.

“A união de freguesias tem muitas operações a cargo, tal como a manutenção do Parque de Lazer e Merendas de Águas de Moura, acções de dinamização de práticas artísticas e culturais, do Museu Rural, do Centro de Moura, do Espaço Interpretativo dos Caminhos de S. Tiago, de iniciativas de promoção de feiras, mostras, exposições, actividades sociais e culturais, mercadinhos, aquisição de palcos, barraquinhas personalizadas, equipamento de som, requalificação do Espaço Multiusos de Águas de Moura, do Clube Desportivo e Recreativo de Águas de Moura e várias outras”, explicou o edil.

Assim a gestão financeira e o acompanhamento das iniciativas e requalificações fica a cabo da junta, embora as aprovações tenham de continuar a ser feitas pelo executivo municipal. Algumas destas intervenções foram pedidas pelo poder local, sendo que outras foram requeridas pelas próprias associações de Poceirão e Marateca.

- PUB -

A transferência da verba irá ser feita de forma faseada conforme os pedidos e as necessidades apresentadas pela união de freguesias. Apesar deste montante não se tratar de uma receita do município, este irá ter de ser inscrito nas despesas e receitas do Orçamento Municipal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -