19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Cadeira inovadora facilita acesso a percursos pedestres

Cadeira inovadora facilita acesso a percursos pedestres

Cadeira inovadora facilita acesso a percursos pedestres

Equipamento foi  adquirido pelo município para “permitir descoberta do património natural a quem o mesmo estava inacessível”

 

A tecnologia está cada vez mais acessível a todos e a prova disso é a primeira cadeira para pessoas com mobilidade reduzida destinada ao pedestrianismo. Esta cadeira mono roda todo o terreno, modelo Joelette, foi adquirida pelo município de Palmela, sendo a primeira do género na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do seu trabalho de promoção do Turismo Inclusivo.

- PUB -

Álvaro Amaro, presidente da autarquia palmelense, considera importante “aproveitar todas as inovações e todas as ideias que possam servir para incluir todos”, com o objectivo de “não discriminar ninguém”.

O autarca avalia esta aquisição como um equipamento necessário, confirmando que o município está a procurar operadores turísticos que trabalhem nesta área, mas também IPSS e outras instituições, que podem organizar as suas próprias iniciativas.

Foi explicado pelo presidente que estão ainda em preparação os regulamento e protocolos a estabelecer com duas entidades do sector do Turismo (Biotrails e The Selector Store) para a utilização da cadeira. “Temos de regulamentar o uso da cadeira, porque quem dinamizar estas acções tem de ter seguros e responsabilidade própria. Estamos numa época de arranque de muitas actividades relacionadas com o turismo de natureza”.

- PUB -

Álvaro Amaro garantiu que está “muito entusiasmados com este projecto”, assegurando que a autarquia está em constante “procura de outros equipamentos que complementem a inclusão e a acessibilidade”.

O edil considera que esta evolução e preocupação com todos está “muito relacionado com a democracia”, enaltecendo que a verdadeira igualdade só se atingirá quando “houver igualdade na comunidade”.

 

- PUB -

Cadeira teve custo de cinco mil euros

Para a aquisição desta cadeira foi feito um investimento de cerca de 5 mil euros, que tem como objectivo “permitir a descoberta do património natural do concelho a munícipes e visitantes para os quais, até agora, estava inacessível”.

A apresentação deste novo equipamento contou com uma experiência aberta a utentes das instituições sociais do concelho presentes, através de um pequeno passeio dentro da Quinta do Piloto. Anchidim Pop, mais conhecido como Dinu, que foi um dos rostos da participação de Palmela na 2.ª edição do projecto “Network of Role Models”, foi uma das várias pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar a cadeira, garantindo que se sentiu confortável na mesma, e acima de tudo “seguro”.

Segundo a autarquia, no concelho, estão disponíveis dez propostas de percursos pedestres, entre “pequenas rotas no Parque Natural da Arrábida, o Percurso Pedestre Jardins de Vinhas, em Fernando Pó, as quatro propostas de descoberta do Centro Histórico da vila de Palmela e ainda a Grande Rota 11”, que liga os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Em nota de Imprensa, o município palmelense esclarece que a utilização deste equipamento requer sempre o apoio de dois ou três ajudantes, para a circulação e para a transição do/a utilizador/a entre a sua cadeira de rodas e esta.

Este equipamento já está disponível para cedência às empresas de animação turística, instituições sociais, agrupamentos de escolas, associações de pais e outras entidades do concelho, mediante contacto com a Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo, explica a autarquia em comunicado.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -