Espécies foram plantadas por 125 colaboradores da empresa em dois dias. Programa foi dinamizado em parceria com a Quercus
Mais de mil plantas de 14 espécies autóctones formam um “corredor verde” agora criado pela Volkswagen Autoeuropa, junto ao perímetro da fábrica de Palmela, anunciou ontem a empresa.
As espécies foram plantadas numa área de 21 mil e 211 metros quadrados por 125 colaboradores da Autoeuropa, durante dois dias, no âmbito de um programa de renaturalização dinamizado em parceria com a Quercus.
“A criação deste ‘Corredor Verde’ constitui, graças à plantação destas 14 espécies autóctones da flora local e regional, uma verdadeira operação de renaturalização desta área, com todos os benefícios inerentes para a promoção da biodiversidade”, considera Thomas Hegel Gunther, director-geral da Autoeuropa, citado num comunicado da empresa.
Já Alexandra Azevedo, presidente da Quercus, considera que esta operação de renaturalização e restauro “possui, ainda que parcialmente, semelhanças com o habitat 2260 da Directiva Habitats – Rede Natura 2000”. E esse, explica a responsável da Quercus, foi o motivo pelo qual se optou por seguir “as orientações de gestão preconizadas pelo Plano Sectorial do ICNF para [este tipo de] habitats dunares, promovendo o acesso condicionado a pessoas e veículos, bem como a prática de um modelo de gestão florestal ecológico que preserva o coberto arbustivo original e divulga a importância da sua conservação”.
O projecto, realça a Auoteuropa, será “objecto de um acompanhamento ao longo de três anos”.