23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Autarquia de Palmela indica alterações para novo ano lectivo

Autarquia de Palmela indica alterações para novo ano lectivo

Autarquia de Palmela indica alterações para novo ano lectivo

Mudanças incidem, sobretudo, nos serviços de refeições escolares, transportes e actividades de apoio à família e enriquecimento curricular

O arranque do novo ano lectivo vai trazer algumas alterações para as autarquias, na sequência da transferência de competências do Estado na área da educação. Os serviços de refeições escolares, transportes e actividades de apoio à família e enriquecimento curricular são aqueles onde vão incidir as principais mudanças, indica a Câmara Municipal de Palmela.

As refeições escolares, de todos os alunos da rede pública de ensino (do pré-escolar ao secundário), passam a ser asseguradas pelo município. “Assim, a partir deste ano lectivo, o pagamento e a marcação das refeições escolares do pré-escolar e do 1.º ciclo passa a ser em modo de pré-carregamento e pré-marcação na plataforma SIGA. Para os restantes ciclos de ensino, mantém-se este modelo, mas passará a ser também através desta plataforma”, lembra a autarquia. Na SIGA, adianta a edilidade, “o encarregado de educação pode aceder directamente ao módulo de refeições onde, após aderir ao Cartão Escolar Municipal, gere os seus pagamentos, efectua a marcação obrigatória das refeições, consulta os consumos, notificações e ementas e extrai facturas”.

- PUB -

O município passa a assumir também “a aquisição e gestão do fornecimento de leite às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, bem como dos Circuitos Especiais de Transporte para alunos com necessidades específicas”.

Já a Escola a Tempo Inteiro, que inclui Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF) e Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), foi “delegada nos directores dos agrupamentos de escolas”. “Por opção destes, esta competência foi protocolada com associações de pais e Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo dinamizada por entidade externa, para todos os jardins-de-infância e escolas do concelho”, explica. A autarquia acrescenta, a concluir, que “as candidaturas à frequência da Escola a Tempo Inteiro são também feitas na plataforma SIGA”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -