Álvaro Amaro marcou o Dia Mundial do Ambiente com a visita ao parque que está a funcionar desde final do ano passado
Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, descreve a Central Solar Fotovoltaica de Conde como “um estudo de caso, a replicar, pela integração paisagística e pela postura de responsabilidade social e ambiental da empresa, que está a comprovar que é possível conjugar a produção de energia solar fotovoltaica com outros usos do solo, como tem sido induzido pela autarquia junto dos vários promotores com interesses no território”.
A informação consta na nota de Imprensa da Iberdrola, – que detém a instalação fotovoltaica instalada no concelho palmelense- depois de ter recebido a visita do autarca na passada segunda-feira, Dia Mundial do Ambiente.
“A Central já serve de local de pastoreio a um rebanho com cerca de sete dezenas de ovelhas, e irá alojar um apiário com 15 colmeias. Está, também, em curso a criação de cortinas arbóreas e arbustivas, bem como uma sementeira para restabelecer o material vegetal e fixar a fauna local”, refere a mesma nota.
A Central Solar Fotovoltaica de Conde está em pleno funcionamento desde Dezembro de 2022 e conta com “com 13,5 megawatts (MW) de potência instalada” fruto de um “investimento de 11 milhões de euros”.
O parque trabalha para um País mais sustentável e para evitar emissões de dióxido de carbono, em grande volume, para a atmosfera.
“Este parque evitará a emissão para a atmosfera de seis mil toneladas de CO2/ano [dióxido de carbono/ano], contando com 25.000 módulos solares que produzirão energia limpa e competitiva para suprir o consumo anual de 5.000 residências”.