Decisão tomada por unanimidade como forma de homenagear quem contribuiu para a afirmação das artes na freguesia
A Câmara Municipal de Palmela decidiu atribuir o nome de Rui Guerreiro ao Auditório Municipal do Pinhal Novo. A renomeação do espaço foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública descentralizada do passado dia 16 e vem reconhecer, a título póstumo, o trabalho do pinhalnovense no domínio da cultura.
“[O equipamento] passa a designar-se Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro, em homenagem a esta personalidade das artes e cultura da freguesia do Pinhal Novo”, justificou a autarquia, sem deixar de reforçar que Rui Guerreiro – falecido em Março de 2020 – “contribuiu muito para o desenvolvimento do teatro e do património cultural do concelho”.
“Ao longo do seu percurso ligado ao associativismo e à criação do grupo [cénico] Acção Teatral Artimanha (ATA), participou em inúmeros projectos artísticos como produtor, encenador e actor”, salienta o município, que aponta como exemplos “projectos como o Festival de Teatro pela Paz, o Festival Internacional de Gigantes, a Queimada Mística, as Noites de Verão”.
A edilidade lembra ainda que Rui Guerreiro foi agraciado em 2018 com a “Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata”, pelo “trabalho e dedicação à vida cultural da comunidade”.