Auditório Municipal de Pinhal Novo já tem Rui Guerreiro no nome

Auditório Municipal de Pinhal Novo já tem Rui Guerreiro no nome

Auditório Municipal de Pinhal Novo já tem Rui Guerreiro no nome

Cerimónia de homenagem a figura ímpar da cultura na comunidade juntou várias dezenas de pessoas

 

O Auditório Municipal de Pinhal Novo já tem Rui Guerreiro no nome. A nova designação foi descerrada no passado domingo (Dia Mundial do Teatro), perante várias dezenas de pessoas, e visou homenagear a personalidade ímpar da cultural local.

- PUB -

A cerimónia arrancou com a actuação do Bardoada – Grupo do Sarrafo e contou com intervenções da esposa, Ana Guerreiro, e de amigos. Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, foi quem encerrou os discursos.

“Quem teve o privilégio de ser amigo do Rui, de com ele ousar sonhar, de discutir, de discordar, de construir cultura, sonho, liberdade, em Pinhal Novo, sabe que é verdade tudo aquilo que aqui já foi dito e que é, de facto, uma personalidade ímpar”, disse o autarca. Os oradores que o tinham precedido já haviam destacado Rui Guerreiro como “um homem livre, bom, dedicado ao teatro, à cultura, que a todos faz falta”.

E Álvaro Amaro foi mais longe. “A melhor homenagem que poderemos continuar a prestar ao Rui é seguir o seu sonho, o seu caminho e procurar fazer esse percurso com os seus valores, com a sua forma de ser, a sua forma de estar, transformando as mentalidades, transformando a cultura, transformando esta terra com a generosidade e os valores que ele defendia. Tudo aquilo que foi possível vivenciar no associativismo, na intervenção cívica, no teatro é um legado invejável. Ele faz-nos, de facto, muita falta. Continua a ser uma inspiração, mais do que uma recordação.”

- PUB -

O equipamento passou a ostentar na fachada, desde domingo, a denominação de Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro. Falecido em Março de 2020, Rui Guerreiro deixou para trás um trajecto ímpar “ligado ao associativismo e à criação teatral (Grupo ATA – Acção Teatral Artimanha)”, lembra o município.

Rui Guerreiro, sublinha ainda a autarquia, “participou em inúmeros projectos artísticos como produtor, encenador e actor”. O Festival de Teatro pela Paz, o Festival Internacional de Gigantes, a Queimada Mística, as Noites de Verão foram, entre outros, projectos que beneficiaram do seu contributo. O contributo que deu “à vida cultural da comunidade” já havia sido reconhecido, em 2018, com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -