Ex-presidente de três mandatos mostra-se confiante de que “a CDU continuará a gerir os destinos do concelho de Palmela”
Foi num Cine-Teatro S. João, em Palmela, totalmente esgotado, que Ana Teresa Vicente apresentou, esta quinta-feira, oficial e publicamente a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Palmela.
11 anos depois Ana Teresa Vicente, volta a merecer a confiança da Coligação Democrática Unitária (CDU), formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista Os Verdes (PEV) para enfrentar as eleições autárquicas em Palmela que vão ter lugar no próximo Outono.
Ana Teresa Vicente anunciou a sua candidatura sublinhando o facto de voltar a ter a confiança do seu partido e com um sentimento “de que a minha consciência, a minha razão e o meu coração me empurraram neste sentido”. Por isso, reforça “devo levar este projecto em frente”. Acredita e realça que a CDU “tem todas condições para continuar a gerir a Câmara Municipal de Palmela”
Para voltar a enfrentar um desafio que bem conhece, depois de ter sido presidente durante 12 anos aponta a confiança do partido e das pessoas. “O sentimento de reunir, por um lado a confiança por parte do meu partido e. por outro um sentimento que foi despertado por muitas pessoas que foram dizendo que seria tão importante e tão bom que eu voltasse a intervir mais activamente em Palmela na política municipal”. Afirma mesmo que “é um imperativo de consciência que me diz que eu ainda tenho um papel e um contributo nesta terra para fazer mais e melhor pela qualidade de vida das pessoas e no fundo do território do concelho de Palmela”.
Ana Teresa Vicente diz que o momento agora é para trabalhar na constituição da equipa e da elaboração do programa a apresentar ao eleitorado de onde destaca algumas linhas essenciais. “Algumas das linhas já foram identificadas, desde logo as questões do ordenamento do território, da mobilidade, da educação e de tantas outras que devem merecer uma reflexão aprofundada para propormos os nossos planos de trabalho”.
Ana Teresa Vicente tem 59 anos, é licenciada em sociologia, e desempenha funções de gestora de empresa, desde há 11. Actualmente integra a Comissão Concelhia de Palmela do PCP, é membro da direcção da organização Regional de Setúbal do PCP e é eleita na Assembleia Municipal de Palmela.
Foi Presidente da Assembleia Municipal de Palmela entre 2013 e 2021 e da Câmara Municipal de Palmela entre 2001 e 2013. Foi vereadora no mandato de 1997 a 2001, tendo assumido, entre outras áreas, a responsabilidade pelos pelouros de Urbanismo, Obras e Atividades Económicas. Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal entre 2005 e 2007, foi ainda vice-presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML) no mandato de 2001 a 2005.