30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaAutoeuropa promete responder para a semana a pedido de novas negociações para...

Autoeuropa promete responder para a semana a pedido de novas negociações para melhorar pré-acordo laboral

Comissão de Trabalhadores defende a paz social na empresa, mas que irá convocar “plenários para ouvir os trabalhadores”

 

- PUB -

A administração da Autoeuropa remeteu para a próxima semana uma resposta ao pedido de novas negociações para melhorar o pré-acordo laboral rejeitado pelos trabalhadores no referendo realizado em 3 de Abril, anunciou esta sexta-feira a Comissão de Trabalhadores.

“A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa reuniu hoje com a Direcção de Recursos Humanos e exigiu que, tendo em conta o resultado do referendo, a empresa voltasse à mesa negocial, de forma a melhorar o pré-acordo que foi rejeitado pelos trabalhadores”, lê-se num comunicado divulgado hoje pela Comissão de Trabalhadores da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal.

“A empresa remeteu para a próxima semana uma resposta relativamente ao tema”, acrescenta o comunicado, assegurando que a Comissão de Trabalhadores defende a paz social na empresa, mas que irá convocar “plenários para ouvir os trabalhadores” se não houver uma resposta da empresa até à próxima sexta-feira.

- PUB -

No passado dia 3 de Abril, os trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram um acordo laboral válido por três anos, que garantia aumentos salariais de 6,8% em 2024, e de 2,6%, ou 0,6% acima da inflação, em 2025 e 2026, com 57,7% de votos contra.

O pré-acordo laboral que tinha sido alcançado nas negociações entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de automóveis da Volkswagen/Autoeuropa, além dos aumentos percentuais previstos no salário base, no subsídio de turno e no trabalho ao fim de semana, assegurava também um prémio de objectivos anual, que poderia proporcionar, em média, mais de 2.500 euros a cada trabalhador, e um prémio pelo lançamento do novo modelo híbrido T-Roc, que será produzido a partir do próximo ano de 2025 na fábrica de Palmela.

A Volkswagen Autoeuropa, um dos maiores exportadores nacionais, produziu no ano passado um total de 220.100 automóveis T-Roc, único modelo em produção na fábrica de Palmela.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -