27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaComissão de Trabalhadores da Autoeuropa diz que proposta para aumentos de 5%...

Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa diz que proposta para aumentos de 5% “é inaceitável”

“Não é de forma alguma aceitável que num ano de excelentes resultados e de prémios conquistados, a empresa teime em não reconhecer quem produz a riqueza”

 

- PUB -

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa considerou esta sexta-feira “inaceitável” a proposta da empresa de aumentos salariais de 5% em 2024, depois de um ano de “excelentes resultados” da fábrica de automóveis de Palmela, no distrito de Setúbal.

“Não é de forma alguma aceitável que num ano de excelentes resultados e de prémios conquistados, a empresa teime em não reconhecer quem produz a riqueza”, refere um comunicado da Comissão de Trabalhadores, adiantando que já informou a empresa de que se trata de uma “proposta inaceitável” e que os “trabalhadores não irão aceitar migalhas”.

“Os 5% da comunicação da empresa incluem os 2,1% de reposição da inflação passada, relativos ao acordo anterior”, acrescenta o documento, considerando que, na prática, se trata de um “aumento salarial de apenas 2,9%” e que “prémios não são aumentos salariais”.

- PUB -

A Autoeuropa propôs à Comissão de Trabalhadores um aumento salarial de 5% para 2024 e uma majoração do prémio anual de objectivos até 50%, que poderá dar o equivalente a mais um salário e meio a cada trabalhador, considerando que se trata de uma proposta que “defende o poder de compra” dos 5.000 funcionários da empresa e “garante a sustentabilidade da fábrica”.

No comunicado, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa garante que “tudo tem feito para que as negociações avancem e que seja alcançado um bom pré-acordo”, ao contrário da empresa, que “teima em avançar com propostas de aumento salarial completamente desajustadas, sem ter em conta o esforço dos trabalhadores, pondo em causa a paz social”.

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa adverte ainda que, caso não exista um pré-acordo de empresa até dia 13 de Março, a resposta será dada em reuniões plenárias de trabalhadores.

- PUB -

Contactado pela agência Lusa, o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Rogério Nogueira, lembrou que a paz social se mantém com o contributo de ambas as partes, mas defendeu que “só os representantes dos trabalhadores estão a contribuir para que a paz social continue”.

“Na próxima semana terminaremos as negociações e sabemos que temos o apoio de todos os trabalhadores para, se necessário, usar todas as ferramentas ao nosso dispor para conseguir um acordo que reconheça o esforço dos trabalhadores da Autoeuropa”, disse Rogério Nogueira.

O ano passado, a Volkswagen Autoeuropa, um dos maiores exportadores nacionais, produziu 220.100 automóveis T-Roc, único modelo em produção na fábrica de Palmela.

De acordo com o grupo alemão Volkswagen, o T-Roc foi o terceiro carro mais vendido na Europa em 2023.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -