27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaEscola em Poceirão é a única do concelho com oferta de ensino...

Escola em Poceirão é a única do concelho com oferta de ensino nocturno

Novo serviço educativo arrancou este ano e foi assinalado nas comemorações do aniversário do agrupamento escolar

 

- PUB -

A escola-sede do Agrupamento José Saramago, em Poceirão, é a única no concelho de Palmela que apresenta ensino nocturno. A oferta foi aberta este ano e assinalada a rigor, na passada quinta-feira, com uma sessão solene, integrada no dia em que o agrupamento festejou mais um aniversário.

“Só tínhamos ensino secundário profissional. Este ano alargámos a oferta. Com a introdução das línguas e humanidades de ensino regular e também com o início, no dia 2 de Outubro, da oferta de ensino nocturno”, revelou Faisal Aboobakar, director do Agrupamento de Escolas José Saramago, em declarações à Rádio Popular FM.

As comemorações de mais um aniversário do agrupamento – que englobaram nesse dia a habitual entrega dos diplomas de mérito do ano lectivo passado aos alunos – ficaram marcadas pela sessão solene, que “serviu para assinalar a abertura” da nova oferta. “Precisamente no dia do nascimento de José Saramago, nosso patrono, o que faz todo o sentido. Saramago foi um autodidacta, frequentou o ensino nocturno e isso diz-nos muito, porque o que fazemos tem muito a ver com o percurso do homem. É um exemplo do que queremos deixar aos nossos alunos, no sentido de perceberem que a escola é um elevador social, um instrumento para que possam crescer, fazer a sua formação”, justificou.

- PUB -

E o arranque desta nova resposta traduz-se, para já, em “três turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA)”. Uma, explicou Faisal Aboobakar, de “EFA Básico, que permite concluir o 9.º ano aos alunos que tenham a formação incompleta do 6.º até ao 8.º ano”. “E temos duas turmas de EFA Secundário: uma permite aos alunos fazerem o 10.º, o 11.º e o 12.º ano em dois anos; e outra, tipo C, que permite completar a formação a quem tenha o 12.º ano incompleto”, adiantou.

Sempre a crescer

A caminho de um total de 900 alunos, o Agrupamento de Escolas José Saramago “está cada vez mais frequentado”.

- PUB -

“Estamos a receber bastantes alunos estrangeiros. Esta é uma zona onde estamos a receber muita população migrante. Termos neste momento 127 alunos estrangeiros, de 15 nacionalidades”, avançou o responsável. A nacionalidade brasileira é a mais representada “com cerca de 50 alunos”. A estes juntam-se alunos de “países asiáticos”, como “Índia, Paquistão, Bangladesh”, “países africanos” e ainda da “América do Sul” e “da Europa”.

“É um agrupamento que sempre foi e quer ser cada vez mais inclusivo. E que quer estar de portas abertas para todos os jovens e adultos, que queiram encontrar neste nosso agrupamento um espaço de aprendizagens, de formação e de educação”, frisou. Nesse âmbito, neste agrupamento é também proporcionado o ensino da “língua de acolhimento para população estrangeira”, que conta com “duas turmas”, lembrou o director, a concluir.

Formado desde 2010, o Agrupamento de Escolas José Saramago conta actualmente com cinco estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -