27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaIMI pode ficar a uma centésima de 'distância' da taxa mínima

IMI pode ficar a uma centésima de ‘distância’ da taxa mínima

Assembleia Municipal deve aprovar proposta do executivo camarário para baixar para 0.31 a taxa a aplicar em 2024

 

- PUB -

Palmela pode ficar a apenas uma centésima da taxa mínima (0.30) de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) já no próximo ano. A Assembleia Municipal prepara-se para aprovar a redução da taxa de 0.325 para 0.31, a aplicar em 2024 aos munícipes abrangidos pelo imposto.

A proposta de diminuição do IMI – que foi deliberada pelo executivo camarário a 4 de Outubro último – vai ser discutida na reunião da Assembleia Municipal do próximo dia 27 e, a manter-se o sentido de voto favorável de CDU, PS e PSD registado na Câmara Municipal, será viabilizada. As bancadas destas três forças políticas traduzem-se em 24 votos de entre um total de 31 membros que compõem o órgão deliberativo.

Segundo as estimativas da autarquia, a diminuição do imposto para 2024 implica uma perda de receita de cerca de 193 mil euros para os cofres municipais.

- PUB -

Estabelecer a taxa mínima até ao final do presente mandato autárquico foi o compromisso assumido por todas as forças políticas representadas no executivo camarário. Uma meta que, com esta nova redução, ficará assim muito mais perto de ser concretizada em 2025.

Palmela já é o município com a taxa mais baixa de IMI na Península de Setúbal – no distrito fica apenas atrás de Alcácer do Sal, que pratica o valor mínimo –, na sequência das sucessivas reduções que tem vindo a aplicar desde 2014 (um ano antes, em 2013, a taxa situava-se em 0.48).

A par desta redução proposta à Assembleia Municipal, a autarquia decidiu manter a aplicação do IMI Familiar. Mas também, frisa a edilidade em comunicado, “um conjunto de incentivos à reabilitação urbana, em articulação com outros instrumentos em vigor (Programa Municipal de Medidas de Incentivo para a Reabilitação de Prédios Urbanos no Concelho de Palmela, das Áreas de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Palmela e de Pinhal Novo ou do FIMOC)”. Medidas que também “promovem o arrendamento jovem, a fixação de comércio e serviços nas zonas urbanas mais antigas do concelho e o aumento da eficiência energética”, adianta a Câmara Municipal.

- PUB -

“O IMI é a receita mais importante do município, mas em 2022, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, Palmela foi o 7.º município com maior diminuição da colecta de IMI no País. Paralelamente, manteve-se como 17.º município nacional com maior independência financeira”, faz ainda notar a edilidade, na mesma nota.

A redução para 0.31 a aplicar no próximo ano foi aprovada pelo executivo municipal por maioria (CDU, PS e PSD). O vereador eleito pelo Movimento de Cidadãos pelo Concelho de Palmela (MCCP), Carlos Sousa, tal como no ano anterior, votou contra por defender a aplicação da taxa mínima no imediato.

A proposta da Câmara será agora apreciada e votada na Assembleia Municipal, que é composta por 12 membros da CDU, 9 do PS, 4 do MCCP, 3 do PSD, 2 do Chega e 1 do Bloco de Esquerda.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -