4 Dezembro 2023, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaConcelho celebra amanhã 97 anos de independência

Concelho celebra amanhã 97 anos de independência

Homenagem aos restauradores do concelho e lançamento de publicação sobre o Foral de Palmela entre os destaques da programação

 

- PUB -

Palmela cumpre amanhã 97 anos de independência do município de Setúbal. E, ao longo do dia, vai assinalar a restauração do concelho com várias actividades, promovidas pela Câmara Municipal e pelo Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela.

O tradicional hastear das bandeiras nos Paços do Concelho e um torneio de “street basket” no Centro de Recursos para a Juventude de Quinta do Anjo marcam, logo pelas 10 horas, o arranque do programa comemorativo. E aquele que se constitui como um dos momentos de maior simbolismo das celebrações acontece meia-hora depois, no Jardim Joaquim José de Carvalho, em Palmela, com a habitual homenagem aos restauradores do concelho e também aos militares locais mortos em combate durante a I Guerra Mundial.

Segue-se, pelas 11h15, uma visita guiada à Capela de São João Baptista, concluída que ficou a 2.ª fase das obras de requalificação daquele espaço. A iniciativa será “orientada por uma técnica de conservação e restauro”, que fará “o enquadramento histórico e a projecção das próximas etapas” para aquele espaço, anunciou a autarquia.

- PUB -

Para as 15 horas está agendada uma prova de atletismo entre a baixa e o Castelo de Palmela – com contra-relógio para um percurso em rampa na extensão de 3Km – que antecede um momento de enriquecimento do património da história local: o lançamento de uma publicação sobre o Foral de Palmela, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal da sede do concelho. Segundo o município, a edição “resulta da descoberta do documento integral do Foral, em processo na Torre do Tombo, pelo investigador José Manuel de Jesus Vargas”.

As comemorações prosseguem pelas 17 horas com um espectáculo artístico. Filipa Lopes e o maestro Yan Mikirtumov, com Sérgio Martins, sobem ao “palco” da Igreja de Santiago, no castelo, para darem corpo ao espectáculo gratuito “Vozes de Ópera”.

Uma hora mais tarde, mas na freguesia de Quinta do Anjo, no Largo do Poço Novo, tem lugar uma homenagem póstuma a António Matos Fortuna, nome que, ao longo de todo o mês de Novembro, será evocado na rede de bibliotecas municipais, com a disponibilização de “recursos documentais” sobre a sua “ligação directa com a restauração do concelho”.

- PUB -

O município de Palmela foi extinto em 1855 para passar a estar integrado no município de Setúbal. A autonomia foi recuperada em 1 de Novembro de 1926, fruto do trabalho de uma comissão composta por Joaquim José de Carvalho, Manuel Machado de Oliveira, Vítor Leão Pacheco, Pedro Augusto da Fonseca, Agostinho Augusto Pereira e o Padre Moisés da Silva.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Homem sofre ataque psicótico e entra na escola D. João II em Setúbal

Suspeito levava um instrumento musical grande. Não foi detido e foi encaminhado pela polícia para o hospital

Empresa de móveis em Palmela em chamas

Incêndio deflagrou durante a tarde de hoje. Mais de 50 operacionais estão no local

Ranking Maiores Empresas | Produtora de papel ameaça liderança de fábrica de automóveis na facturação

The Navigator Company está agora a pouco mais de 142 milhões de euros de distância da Autoeuropa no volume de negócios
- PUB -