24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaProdução retomada na Autoeuropa mas ainda de forma condicionada

Produção retomada na Autoeuropa mas ainda de forma condicionada

Até final de Outubro está previsto que a fábrica apenas funcione quatro dias por semana

 

- PUB -

Os trabalhadores da Autoeuropa cumprem na terça-feira o segundo dia de serviço, depois de a produção ter sido ontem retomada, interrompida que esteve nas últimas quatro semanas por incapacidade de uma empresa eslovena em fornecer uma peça essencial para o fabrico dos automóveis T-Roc. E, nesta fase de regresso ao funcionamento, a fábrica de Palmela apenas vai laborar quatro dias por semana.

“O que se sabe é que vamos voltar [ao trabalho] de uma forma gradual”, de segunda a quarta-feira, a três turnos, a que acresce o turno da noite de quinta-feira, disse ontem Rogério Nogueira, coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, em declarações à agência Lusa. E a previsão é de que a situação assim se mantenha nas próximas semanas. “À data da passada sexta-feira, a informação que havia era a de que iríamos laborar assim até, sensivelmente, ao fim do mês”, adiantou o representante dos trabalhadores.

A paragem forçada na Autoeuropa – face à falta de uma peça produzida numa fábrica da Eslovénia, que foi fortemente afectada pelas cheias que ocorreram naquele país em Agosto último – gerou incerteza quanto ao futuro dos cem trabalhadores temporários na fábrica de Palmela. Porém, segundo Rogério Nogueira, esses também têm regresso ao trabalho assegurado no imediato, apesar de contarem com menos turnos, de segunda a quinta-feira.

- PUB -

Situação diferente é a de alguns trabalhadores que operam em outras empresas instaladas no Parque Industrial da Autoeuropa.

“As empresas do Parque Industrial estão dependentes da produção da Autoeuropa. Vamos regressar gradualmente, mas há trabalhadores que se vão manter em `lay-off´, porque as equipas vão ser reduzidas. E há trabalhadores que ainda não vão ser chamados porque não são necessários”, informou Daniel Bernardino, da Coordenadora das Comissões de Trabalhadores de empresas do Parque Industrial da Autoeuropa. “E, se aqueles que são do quadro não vão regressar todos, infelizmente, os temporários (325 trabalhadores) vão demorar ainda mais tempo a regressar. Vão pagar a ‘fava’, porque só vão regressar mais tarde”, adiantou o responsável à Lusa.

O regresso ao trabalho na Autoeuropa estava inicialmente previsto para Novembro, mas a empresa conseguiu encontrar dois fornecedores da peça necessária para a produção do T-Roc, um em Espanha e outro na China, encurtando em mês e meio o período de paragem. Facto que mereceu o aplauso de Daniel Bernardino. “Temos de dar os parabéns a quem trabalhou para que isto acontecesse, porque os trabalhadores precisam é de trabalhar – e não de estarem em casa – porque a situação está difícil”, concluiu. Com Lusa

- PUB -

Obras Repavimentação das circulares em curso

À margem da laboração na Autoeuropa, a Câmara Municipal de Palmela anunciou ontem que já arrancaram as obras de repavimentação das circulares à fábrica. “A empreitada foi adjudicada pelo valor de 290.072,71€, com um prazo de execução de dois meses”, informou a autarquia. As intervenções abrangem “o troço da circular sul entre a entrada da Autoeuropa (zona onde terminou a 2.ª fase de beneficiação) e a rotunda seguinte, e o troço da circular norte entre a Rotunda das Oliveiras e o entroncamento da entrada de viaturas ligeiras na Autoeuropa, numa área de intervenção total de 15 mil m2”.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -