25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFestival Queijo, Pão e Vinho já abre o apetite para o melhor...

Festival Queijo, Pão e Vinho já abre o apetite para o melhor que a região tem para oferecer

ARCOLSA pretende afirmar o certame como eco evento. Municípios de Setúbal e Sesimbra vão marcar presença 

 

- PUB -

A freguesia de Quinta do Anjo recebe, de 31 de Março a 2 de Abril, a 27.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA).

O evento, que apresenta um programa de actividades diversificado e que já faz abrir o apetite, pretende dar a conhecer a vasta oferta de produtos regionais e constitui-se como uma das referências no calendário anual de iniciativas do concelho – no ano passado foi batido o recorde de afluência, com cerca de 18 mil pessoas a visitarem o recinto em S. Gonçalo, Cabanas.

Este ano, o festival vai contar com 39 stands: 15 de vinhos da Península de Setúbal; nove de queijarias; dois de panificadoras; e 13 de doçaria ou mel. E a multiplicidade dos produtos podem, assim, ser adquiridos directamente do produtor.

- PUB -

A programação conta com diversos momentos ligados ao mundo rural, entre os quais a Corrida de Ovelhas 100% Saloias, actividades de tosquia e equestres, passeios e trails, mas também espectáculos de música, com Jorge Nice a subir ao palco no dia da inauguração do certame, a 31 de Março.

Na sessão da apresentação, que decorreu na passada quarta-feira, o presidente da ARCOLSA, Francisco Macheta, disse a O SETUBALENSE que “o grande objectivo do festival é a apresentação dos produtos da região, mas o grande desafio é mantê-lo no espírito familiar”, além de uma continuada aposta em toda a essência “rural”.

E o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, reforçou que a importância do certame está relacionada com a “marca territorial”, mas sobretudo com a promoção “dos produtos de excelência que existem no território”. Todo o programa, com a vasta oferta “dos restantes concelhos da Arrábida que vão estar presentes, que são Setúbal e Sesimbra”, deixa a “expectativa de que este ano se receba ainda mais visitantes”, confessou o autarca.

- PUB -

Já o presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, António Mestre, lembrou o reforço do apoio financeiro para esta edição do evento, para destacar de seguida a importância da participação e da preservação da tradição e do local por parte “de todo o movimento associativo”.

Novidade este ano é a disponibilização de um copo reutilizável do festival, adquirido à entrada juntamente com a pulseira. O objectivo é afirmar cada vez mais o certame como um eco evento. As pulseiras têm o valor simbólico de 2€ para um dia com oferta do copo e o mesmo valor para os três dias, mas neste último caso já sem oferta do copo, que pode ser adquirido por mais 1€.

As pulseiras podem ser compradas previamente, na casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, e na Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. 

Setúbal promove-se com espaço próprio 

O município de Setúbal vai estar representado no festival com um espaço próprio, para, ao longo dos três dias, dar a conhecer os alguns dos mais afamados produtos do território sadino. “Território com Identidade e Sabor – Gastronomia e Vinhos” é a marca com que o espaço setubalense se irá apresentar aos visitantes.

E logo no dia de abertura do certame quem por ali passar poderá desfrutar de “uma prova de moscatel de Setúbal” e de “produtos das empresas Cegas Tradições e Ostras Sobre Rodas”, revelou o município sadino.

Para 1 de Abril, este espaço reserva “provas de pão do Faralhão e de vinhos do concelho de Setúbal”, mas também de “casquinhas de laranja e ostras doces”, além de “mostras de produtos da Ostras sobre Rodas”.

E, a partir das 18h30, é levada a efeito “uma sessão de ‘showcooking’ com feijoada de buzinas, dinamizada pela Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal, a realizar no auditório do festival”. “Degustações de conservas Belmar e Cardume em pão do Faralhão e provas de casquinhas de laranja e ostras doces” são as propostas do espaço dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal para o último dia do evento.

O Festival Queijo, Pão e Vinho conta com os apoios da Câmara de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. 

Acesso Vaivém gratuito transporta visitantes 

A Câmara Municipal de Palmela vai disponibilizar um vaivém (autocarro) gratuito para transportar visitantes, ao longo dos três dias do festival, tendo em vista facilitar o acesso ao recinto do certame em S. Gonçalo, Cabanas, e “desincentivar deslocações em viaturas próprias”. O vaivém – entre o Largo de S. João, em Palmela, e o Parque de Merendas de S. Gonçalo, em Quinta do Anjo – terá, de acordo com a autarquia, “uma paragem junto ao Espaço Fortuna” na freguesia quintajense. O autocarro, faz ainda notar a autarquia, tem uma capacidade de “21 lugares”. No dia 31, o vaivém funciona das 20 horas às 23h30; no dia 1 de Abril opera entre as 16 e as 23 horas; e no último dia do festival, 2 de Abril, efectua carreiras das 14 às 21 horas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -