19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaExecutivo municipal explica obras e soluções para Pinhal Novo

Executivo municipal explica obras e soluções para Pinhal Novo

Périplo pela freguesia permitiu esclarecer população sobre investimentos concluídos, em curso ou perspectivados para futuro

 

- PUB -

Os projectos em curso ou futuros para o Pinhal Novo foram esclarecidos por Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, na reunião pública do passado dia 15, realizada nas instalações da junta pinhalnovense, no âmbito da semana do município descentralizada, que foi dedicada àquela freguesia.

Foram esclarecidos projectos, com pormenores do processo de intervenções e das obras em várias zonas. Informações acerca de diversos investimentos também estiveram em cima da mesa, com o executivo a elaborar uma lista das acções municipais que irão ser realizadas, a curto, médio e longo prazo, na localidade.

“Aproveitámos a semana para fazer estes pontos de situação, para registar novas necessidades, que a Junta de Freguesia justamente nos fez chegar. Também, para estarmos próximos dos cidadãos e para os ouvir e, assim, registar novos anseios”, disse Álvaro Amaro, no decorrer da sessão.

- PUB -

O autarca tentou esclarecer os vários intervenientes acerca das soluções encontradas para problemas apontados, umas em processamento e outras ainda em análise, com a preocupação, nalguns casos, da troca de contactos para um atendimento singular e mais personalizado.

Nas intervenções do público, os transportes públicos, ferroviário e rodoviário, voltaram a centrar atenções, assim como questões relacionadas com a sinalização de vários locais em vias municipais e nacionais, o asfaltamento e os esgotos, além da pressão de água em Vale da Vila, que foram anotadas com um “alerta pertinente”.

Ambiente na agenda

- PUB -

Álvaro Amaro abordou a candidatura “Pinhal Novo Verde”, ao abrigo do Programa Operacional Compete 2020, relativo ao Apoio à Transição Climática – Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco – (Re)arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas-sombra em Meio Urbano, que vai permitir criar duas ilhas de sombra nas zonas do Mercado Mensal e loteamento de Val’Flores.

E ainda no que toca à vertente ambiental lembrou a aposta na “energia auto-suficiente” no território, com Palmela a “saber atrair” estes projectos. Como exemplo recordou o lançamento, em Fevereiro de 2022, da primeira pedra para a construção da Central Fotovoltaica de Pinhal Novo, a cargo da empresa Voltalia.

“É um investimento relevante, com 24 mil e 440 painéis solares, num prédio de 39 mil e 600 metros, numa área ocupada por painéis de 63 mil e 500 metros e uma potência instalada de 10 megawatts (MW)”, explicou o edil. “É importantíssimo porque é energia para grandes consumidores e para a indústria. É energia limpa, com um bom aproveitamento de solos. Há territórios que têm centralidade, como o nosso, e vamos ter vários investimentos destes, com vários processos. Há seis em construção, dois para inaugurar este ano, e este deverá ser o terceiro”, avançou.

Mais de dois anos após o inicio da operação de requalificação do Monte Francisquinho, a sua inauguração está para breve. A intervenção, orçada em mais de 965 mil euros, visa reabilitar o antigo monte rural, tornando-o num espaço polivalente, promotor da inclusão social e dinamizador de iniciativas associativas, culturais e educativas.

No dia seguinte ao da sessão, o município promoveu a apresentação na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo de uma mostra de 16 projectos (já concluídos, em curso ou em fase de concurso), num valor global superior a 7 milhões de euros. A instalação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (projecto em execução), o logradouro da Escola Salgueiro Maia (projecto de execução em concurso), o estacionamento junto ao Cemitério do Terrim (a aguardar projecto de execução), a pavimentação da Rua 1.º de Maio (projecto em fase de conclusão), na Lagoa da Palha, e o plano de acessibilidades para a zona norte de Pinhal Novo (projecto em execução) foram alguns dos investimentos apresentados.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -