1 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaExperiências com sabor para 2023 fazem crescer água na boca

Experiências com sabor para 2023 fazem crescer água na boca

Programa gastronómico apresentado. Chef Marta Nunes já assumiu o papel de madrinha da iniciativa promovida pelo município

“Local”, “tradição”, “inovação”, “criatividade”, “gastronomia” e “vinhos”. Foi com este “mote” que a Câmara Municipal apresentou o cardápio do programa “Palmela, Experiências com Sabor” para 2023, em sessão realizada na quinta-feira, 19, na Casa Mãe Rota dos Vinhos. E já com a novidade da Chef Marta Nunes, 24 anos, como madrinha da iniciativa.

- PUB -

A jovem venceu o Concurso Jovem Talento da Gastronomia e integrou a Selecção Portuguesa que, em Novembro último conquistou duas medalhas de bronze no Campeonato do Mundo de Culinária, no Luxemburgo. E Luís Miguel Calha, vereador do Turismo, realçou a escolha: “É uma jovem do concelho com um trajecto profissional já muito interessante e vários prémios conquistados. É muito importante para o município a sua visão. Será uma grande embaixadora da nossa gastronomia e dos produtos da nossa terra”.

Marta Nunes, que preparou uma sobremesa para ser degustada durante a sessão, confessou que o projecto gastronómico alia duas das suas grandes paixões: “Esta terra, onde cresci e vivo, e a cozinha”, disse, ao mesmo tempo que considerou que o concelho tem “excelentes produtos” nos quais é “cada vez mais” necessário investir para a criação de “novas receitas e, com isso, haver um ciclo saudável económico e gastronómico”.

Esta edição contempla outras novidades. Além da promoção do programa nas feiras do sector, como a Bolsa de Turismo de Lisboa e a Mostra Silves Capital da Laranja, a juntar a inéditas presenças na Feira Afonsina, em Guimarães, e na IBTM Barcelona, está a ser dinamizado um plano integrado de promoção da Maçã Riscadinha, com uma primeira ação de formação agendada já para Março, destacou Luís Calha. O calendário 2023 engloba a 3.ª Mostra Gastronómica Literária de Palmela – Pela Boca Entra a Literatura, e sete Fins-de-Semana Gastronómicos temáticos.

- PUB -

Já Álvaro Balseiro Amaro, presidente da autarquia, destacou a formação como outra aposta forte desta edição. A ocasião foi, de resto, aproveitada, para a celebração de um protocolo de colaboração, rubricado pelo autarca e pela directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Helena Lucas, ao abrigo do “Programa Formação + Próxima”. A parceria, segundo o edil, reveste-se de “especial importância”, até porque permitirá que as acções formativas a dinamizar “sirvam, efectivamente, os objectivos das empresas e contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial [local]”.

Helena Lucas aproveitou para lembrar que “qualquer empresa ou instituição na área do turismo e acolhimento ao turista pode participar” no “Programa Formação + Próxima”.

O Fins-de-Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela, evento iniciado no passado dia 20 e que se prolonga pelos próximos dias 27, 28 e 29, marcaram o arranque das “experiências com sabor” no concelho de Palmela.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -