20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaCentenas de professores e auxiliares formam cordão humano em Pinhal Novo

Centenas de professores e auxiliares formam cordão humano em Pinhal Novo

Acção decorreu na manhã de hoje e culminou em manifestação na Praça da Independência, que contou ainda com a presença de pais e alunos

 

- PUB -

Foram centenas os professores, auxiliares, pais e alunos que formaram na manhã de hoje um cordão humano, em acção que passou pelas principais ruas de Pinhal Novo e culminou em concentração na Praça da Independência, em frente à Biblioteca Municipal.

“Os colegas partiram de cada uma das escolas onde trabalham, em que as que estão no lado sul da linha [de comboio] juntaram-se na escola sede e daí foram juntos. Já as escolas do lado norte dirigiram-se do lado contrário e juntaram-se todos na Praça da Independência”, explicou Carla Pinheiro, delegada sindical do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), a O SETUBALENSE.

A acção, organizada pelo Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos – do qual aderiram perto de 200 profissionais – e pela Escola Secundária de Pinhal Novo, “terminou pelas 11h30”, sendo que os participantes percorreram “cerca de quatro quilómetros”.

- PUB -

“Participaram todas as escolas, mas nem todas fecharam. Tenho informação de que apenas o Jardim de Infância e a Escola Básica Alberto Valente estiveram abertos porque ficaram com elementos suficientes para funcionar”, acrescenta Carla Pinheiro.

Para a delegada sindical, “é importante realizar este tipo de acções porque a mensagem tem de ser passada”. “O tempo que estivemos ali em plenário estivemos a falar sobre as questões que nos apoquentam e das propostas que foram feitas e que, em melhorias, não se traduzem em nada. Apenas é mudado o palavreado”, comenta.

Como exemplo deu a situação “de alguns colegas que têm de concorrer ao quadro de zona do Algarve, que agora tem cinco quadros de zona, mas a obrigatoriedade é para concorrer ao quadro de zona onde a escola está inserida e mais seis”.

- PUB -

“Portanto, esses colegas, além de concorrerem ao Algarve todo, vão ter de concorrer a duas zonas do Alentejo. Ou seja, não melhorou, só piorou”, disse a delegada sindical, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -