25 Março 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaAumento salarial de 5,2% aprovado com troca de críticas entre sindicato e...

Aumento salarial de 5,2% aprovado com troca de críticas entre sindicato e comissão de trabalhadores

Estrutura sindical e representantes dos trabalhadores consideram acordo positivo. Mas não se entendem entre si

- PUB -

Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram na sexta-feira, 16, com 61% de votos favoráveis, um acordo laboral para 2023 com um aumento de 5,2% e um mínimo de 80 euros, mas que poderá ser de 140 euros para a maioria dos funcionários. Já ontem a Comissão Sindical do SITE-Sul veio saudar, em comunicado, “a participação de todos os trabalhadores no referendo”, considerando “positivo” o resultado das negociações com a empresa.

“Entendemos como positivo a fixação do valor mínimo de 80 euros para todos os trabalhadores. Consideramos o resultado global alcançado como positivo com ganhos para os trabalhadores, ainda que insuficientes”, revela a Comissão do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE-Sul) na Autoeuropa, que aponta, no entanto, “algumas matérias” que devem ser melhoradas. “A inclusão do prémio de assiduidade no valor de 40 euros no salário-base e o aumento de 3,2% que fica aquém da reivindicação dos trabalhadores e é insuficiente para fazer frente à taxa de inflação actual na ordem dos 10%.”

A estrutura sindical lembra que “foi com a luta dos trabalhadores, nomeadamente as greves de 17 e 18 de Novembro e os plenários de 13 e 14 de Dezembro, que se tornou possível alcançar melhores resultados” no processo. “Não fosse assim, certamente, a administração teria ficado apenas pelo pagamento do prémio único de 400 euros”, considera. E ao mesmo tempo lamenta “a ausência da Comissão de Trabalhadores nos plenários”.

- PUB -

“Como todos os que tanto falam em unidade, afinal com as suas atitudes agiram para dividir os trabalhadores, favorecendo desse modo a administração e os seus interesses”, atira a comissão sindical na direcção da Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa, que já havia feito um balanço ao referendo.

Dos 5 016 inscritos no referendo realizado na quinta e na sexta-feira, 3 902 trabalhadores exerceram o direito de voto, com 2 396 (61,4%) a votarem a favor do novo pré-acordo e 1 482 (38%) contra. Registaram-se ainda 16 votos em branco e 8 nulos.

Para o coordenador da CT da fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela, Rogério Nogueira, o resultado também foi “positivo”. E em declarações à agência Lusa, o responsável não deixou de criticar a acção da estrutura sindical no processo. “Este acordo também põe termo à ameaça à paz social na empresa, que nas últimas semanas tem sido promovida pela irresponsabilidade de algumas organizações político-sindicais”, considerou, para assegurar a concluir que a “via do diálogo será sempre a prioridade da CT”. Com Lusa

Comentários

- PUB -

Mais populares

Casal vivia com três crianças em casa com condições miseráveis no Bairro da Conceição

Menores foram retirados pela PSP e pelo INEM. Casa, sem higiene, não tinha porta nem janelas

Carro abalroa moto da PSP e deixa polícia de Setúbal em estado grave

Agente de 39 anos foi transferido para o Hospital Garcia de Orta com prognóstico reservado

Antiga Universidade Moderna simplesmente desapareceu

Edifício foi totalmente demolido, sendo iniciadas as escavações para dar lugar a 77 apartamentos divididos em cinco pisos
- PUB -