20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaTeatro 'O Bando' estreia 'Tabu' em Portugal esta quinta-feira

Teatro ‘O Bando’ estreia ‘Tabu’ em Portugal esta quinta-feira

Co-produção internacional vai estar em cena em Vale dos Barris, concelho de Palmela

É já depois de amanhã, quinta-feira, que o Teatro “O Bando” vai apresentar pela primeira vez em Portugal o espectáculo “Tabu”. A apresentação está agendada para as 21 horas e vai ter lugar em Vale dos Barris, concelho de Palmela, onde a companhia reside.

- PUB -

“Tabu” é uma “co-produção internacional, com a companhia Dschungel Wien, no âmbito do projecto europeu Connect Up”, que foi estreada no passado dia 22 de Setembro em Viena de Áustria. Com esta criação, o Teatro “O Bando” esteve em cena na capital austríaca até 27 de Setembro. O espectáculo chega agora a solo luso e vai poder ser apreciado, em Vale dos Barris, até 20 de Novembro, com sessões de quinta-feira a sábado, sempre pelas 21 horas, e aos domingos, pelas 17 horas.

De acordo com “O Bando”, o texto do espectáculo resultou de “palavras e imagens recolhidas junto de alunos de escolas de Palmela e de membros do Movimento Zebra – projecto de formação teatral criado em 2019 por residentes de Setúbal, de várias nacionalidades”. A companhia explica como foi o processo que levou à fixação do texto, com base em palavras e imagens obtidas junto de alunos de Palmela e de residentes setubalenses que dão corpo ao Movimento Zebra.

“Falou-se sobre o que é e não é proibido, sobre o que é e não é segredo, sobre o que se pode ou não dizer. A partir de improvisações teatrais e de exercícios de escrita e desenho criativo, essas palavras e imagens foram guardadas numa caixa selada, de onde nasceram as ideias e sensações que habitam o imaginário deste Tabu”, revela “O Bando”.

- PUB -

Com direcção artística de Juliana Pinho e coreografia de Corinne Eckestein, o espectáculo apresenta como intérpretes Elif Bilici, Nérika Amaral, Rafael Barreto e Maria Taborda, que também assina a música da encenação. “Em palco, quatro estranhos são desafiados a encontrar uma noz. Para isso terão de lidar com os seus limites pessoais, mergulhar numa caixa repleta de segredos e conseguir dialogar em diversas línguas”, resume a companhia de Palmela sobre o espectáculo, que tem Rui Francisco como responsável pela cenografia, Catarina Fernandes pelos figurinos e Amarílis Anchieta e Susana Mateus pela dramaturgia.

Além das apresentações até 20 de Novembro, “Tabu” proporciona outros momentos. “Haverá jantar antes do espectáculo e aos sábados haverá conversa com o público depois da sessão”, lembra ainda o Teatro “O Bando”.

Os interessados podem reservar ingressos através de [email protected] ou do contacto telefónico 910306101.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -