2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela já integra rede de bibliotecas da UNESCO

Palmela já integra rede de bibliotecas da UNESCO

Candidatura do projecto municipal “Conversas Sem Margens” foi bem sucedida

 

- PUB -

A Biblioteca de Palmela já integra a Rede das Bibliotecas Públicas da Comissão Nacional da UNESCO, depois de uma candidatura bem sucedida do recém-criado projecto municipal “Conversas Sem Margens”, que foi reconhecido no passado dia 17.

O “Conversas Sem Margens” foi iniciado este ano e incide na “apresentação pública de livros”, onde se abordam “assuntos pouco presentes nos órgãos de Comunicação Social e noutros locais, ou neles tratados de forma estereotipada”, faz notar a autarquia. “Estas apresentações, além dos autores, contam com a participação de académicos, investigadores e activistas”, adianta o município sobre o projecto, cuja primeira sessão foi realizada a 8 de Julho último, com “o racismo e o anti-racismo” como temas centrais.

O ADN do projecto acaba assim por entroncar nos princípios defendidos pela UNESCO, conforme deixa implícito a autarquia. “À luz do Manifesto da UNESCO, as bibliotecas públicas constituem-se como instrumento de transformação social, na medida em que disponibilizam e divulgam conteúdos informativos, que permitem a construção de um conhecimento fundamentado e autónomo que possibilita a qualquer cidadão ‘exercer os seus direitos democráticos e ter um papel activo na sociedade’”.

- PUB -

Neste âmbito, reforça a edilidade, as bibliotecas públicas assumem-se como “importantes agentes de formação de cidadãos informados e activos e, por isso, mais capazes de intervir na realidade social de uma forma fundamentada e assertiva”.

A terceira e última sessão deste ano do “Conversas Sem Margens” realiza-se no próximo dia 25, subordinada ao tema “Utopias – um outro mundo é possível?”, na qual será apresentado o livro “Transformar a Realidade – A Prática da Utopia Concreta no Porto e Pirenéus”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -