29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaNova estratégia a dez anos para Museu de Palmela prestes a ser...

Nova estratégia a dez anos para Museu de Palmela prestes a ser publicada

Processo de revisão ainda está em curso mas já há alterações definidas: conceito de museu polinucleado é substituído pelo de Museu Território

O novo programa museológico do Museu Municipal de Palmela – cuja revisão está em curso – deve ser publicado a 1 de Novembro próximo no boletim +Museu.

- PUB -

Esta é, pelo menos, a expectativa da Câmara Municipal de Palmela, que deu a conhecer “as principais alterações” que o documento vai contemplar, numa sessão promovida na Biblioteca Municipal de Palmela, no passado dia 30. A sessão visou ainda “reunir contributos” das entidades locais ligadas ao património e à cultura tendo em vista o processo de revisão.

Certo, para já, é que “o actual conceito de Museu Polinucleado é substituído pelo de Museu Território, tendo por base o pressuposto de que o património deve estar ao serviço do desenvolvimento local e de que a prática museológica é feita no terreno e com as populações”, revela a autarquia, que sublinha o serviço educativo como “a valência mais reveladora da relação entre o museu e o território”.

De acordo com a edilidade, “ a nova versão do programa [a actual vigora desde 2004] aponta ainda para a necessidade de construção de um espaço-mãe do museu”, que englobe “uma reserva museológica, uma área para exposições de longa duração, exposições temporárias, oficinas para o serviço educativo, para a realização de encontros e formações, e uma loja”. No entanto, o município, adverte para a possibilidade de este objectivo não ser concretizável “no tempo de vigência do programa”, o qual voltará a ser revisto ao fim de “10 anos”.

- PUB -

O trabalho em parceria com outros municípios – “como estratégia partilhada de desenvolvimento regional”, lembra a edilidade – assim como a acção em matérias globais, “como as alterações climáticas”, são vertentes a que a nova estratégia museológica propõe abertura. “Cabe ao museu não só o papel de traduzir o conhecimento que existe como o de sensibilizar e promover uma alteração urgente e efectiva de comportamentos”, justifica o município.

Durante a sessão de apresentação, que contou com a participação de dezenas de entidades locais, Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, salientou a importância do novo programa com o envolvimento de todos. “Este documento fundamental e estratégico só fará sentido se houver uma participação e visão crítica, que acrescente e valide este trabalho”, defendeu o líder do executivo municipal, sem deixar de destacar o alargamento da reflexão sobre o papel do Museu Municipal de Palmela à população.

O autarca assumiu ainda que a autarquia tem em perspectiva, após a conclusão do processo, a apresentação de uma candidatura à Rede Portuguesa de Museus “para acesso a outros encontros, formações, recursos, contactos mais regulares com outros museus, partilha de experiências e de soluções”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -