19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaEspectáculo "Bom anfitrião" trabalha alterações climáticas com enfoque no legado a deixar...

Espectáculo “Bom anfitrião” trabalha alterações climáticas com enfoque no legado a deixar às gerações futuras

Com estreia marcada para dia 2, em Montemor-o-Novo, o espectáculo “Bom anfitrião” passa por Palmela no dia 8 e chega a Sesimbra, ao Cineteatro Municipal João Mota, a 15, pelas 21h30.

Coreografado por Filipa Francisco, este projecto sobre as alterações alterações conta com a co-criação de quatro artistas de vários pontos do país, com “distintas experiências e formações, ligados à dança, ao teatro, à música e também às causas sociais”: Ana Vaz, de Montemor-o-Novo, Iza da Costa, de Palmela, Nuno Reis, de Sesimbra, e Luís Coelho Graça, de Santarém.

- PUB -

A O SETUBALENSE, Filipa Francisco começa por dizer que “o espectáculo surge de um convite da associação Artemrede para criar algo com o tema das alterações climáticas, trabalhando com quatro artistas de quatro diferentes territórios” e contar que em Sesimbra foram “muito bem recebidos”.

A ideia de bom anfitrião, que dá nome à criação, “tem a ver com o facto de cada um dos artistas ser o anfitrião do seu território e o Nuno Reis, que toca acordeão no espectáculo, cuja música é também bastante potente e bonita, tem esse papel em Sesimbra”, explica.

Deste processo criativo fizeram igualmente parte residências artísticas, realizadas em cada um dos territórios de onde são provenientes os artistas e co-criadores. “Pudemos falar com associações e activistas que nos deram informações sobre as problemáticas referentes a cada um dos territórios e depois os próprios co-criadores trouxeram consigo estas malas que criámos, com os vários materiais lá dentro, para podermos trabalhar essas questões relacionadas com o seu território”, refere.

- PUB -

O anfitrião de Sesimbra trouxe, como seu contributo, “a questão das lixeiras, o problema ambiental que existe no concelho. Mostrou-nos palavras usadas só em Sesimbra, toda a vida do território, passeou connosco de barco, dando-nos a conhecer em contraste zonas paradisíacas e zonas transformadas pelo homem”.

 

Acção participativa abre espaço de diálogo com o público

- PUB -

A peça divide-se em três objectos: o espectáculo em si, seguido de um vídeo-documentário sobre o processo de criação e uma conversa com o público, “uma acção mais participativa que pretende fazer com que o público vá para casa a pensar, e na qual esperamos que em cada sessão os activistas estejam presentes na plateia para fazerem ouvir a sua importante voz”.

Nas palavras de Filipa Francisco, no documentário, “temos imagens muito bonitas de Sesimbra, realmente de uma beleza incrível, do poder da natureza, e por outro lado da construção e destruição que o homem vai fazendo para poder afirmar-se e ganhar espaço. Há outra forma possivelmente de o fazer ou pelo menos tem de ser repensada”.

Esta criação teve como ponto de partida a leitura e a consulta de diversos materiais relacionados com o tema, sem esquecer visitas realizadas a locais paradisíacos e a locais em risco ambiental. “O primeiro acto criativo passou pela leitura da obra ‘O bom ancestral’ de Roman Krznaric, filósofo que fala muito sobre a questão de nos focarmos num pensamento a longo prazo”, partilha, explicando que “é isso mesmo que aqui fazemos: em vez de nos focarmos no passado e no presente pensarmos as alterações climáticas a longo prazo, pensando muito nas próximas gerações”.

Em simultâneo, a leitura de um outro livro de um chefe índio da Amazónia sobre a importância da natureza contribuiu para o resultado que será apresentado a partir deste mês de Outubro, e até ao dia 4 de Dezembro, em vários locais de Portugal. “A partir destas duas ideias, ponto de partida, começámos a improvisar, com o corpo, porque é um espectáculo de dança. Tudo o que falámos e aprendemos sobre estas questões das alterações climáticas relacionadas com estes livros são colocados no corpo de uma forma bastante abstracta”, remata.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -