27 Janeiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaTapete de Arte Efémera e mostra de pintura exaltam em Palmela Caminho...

Tapete de Arte Efémera e mostra de pintura exaltam em Palmela Caminho de Santiago

Criações podem ser apreciadas até 21 deste mês. Autarquia celebra acordo para restauro de esculturas

 

- PUB -

Quem passar pela Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, até 21 de Agosto vai poder desfrutar da beleza do Tapete de Arte Efémera e da exposição de pintura, a “retratarem” o Caminho de Santiago. Ambas as criações foram inauguradas no passado dia 22, no âmbito das comemorações do Dia de Santiago, em cerimónia que juntou os artistas criadores e representantes do Museu Nacional de Arte Antiga e da embaixada de Espanha, entre outros.

Segundo a Câmara Municipal de Palmela, o Tapete de Arte Efémera (Alfombra Mundial del Xacobeo 2022) “resulta de um projecto em que participam mais de 260 cidades e vilas de 30 países, repartidos por cinco continentes”. António Cunha (designer na Câmara Municipal de Setúbal)é o autor do desenho vencedor da edição de 2022, sendo que a elaboração do tapete esteve a cargo de Isabel Curto Castan.O desenho que ilustra a obra, construída com sal, serradura e terra, tem sido replicado em 30 países e esteve recentemente patente ao público na Praça do Bocage, em Setúbal.

Já a mostra de pintura, da autoria de Mário Costa e intitulada “Peregrinos no Caminho de Santiago”, “é composta por 24 obras, nas técnicas de aguarela e acrílico sem tela”, lembra a autarquia. “Esta é a primeira exposição do pintor ligada ao Caminho de Santiago, remetendo os visitantes para a vivência do que compõe a alma do caminho: o peregrino”, sublinha ainda a edilidade.

- PUB -

À margem desta iniciativa, a Câmara de Palmela decidiu iluminar a parede exterior da igreja localizada no castelo com uma projecção dedicada ao Caminho de Santiago, a qual pode ser observada à noite até 7 deste mês.

Esculturas vão ser restauradas

Antes da inauguração do tapete e da mostra de pintura, Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara, e Faizal Ali, director geral da ABANCA Portugal, assinaram um protocolo de colaboração entre as duas instituições, tendo em vista o restauro das esculturas de Santiago que estão depositadas no Museu Municipal de Palmela, mas que pertencem ao Museu Nacional de Arte Antiga.

- PUB -

No âmbito do acordo, a autarquia compromete-se a “assegurar o restauro, que será financiado pela ABANCA Portugal com uma verba de 3.000€”, revela a edilidade. As peças, adianta, “vão permanecer em exposição nos Paços de D. Jorge, na Igreja de Santiago, até à sua transferência definitiva para a zona da Sacristia, logo que se constitua como novo espaço museológico do Castelo de Palmela”. As visitas às esculturas estão “condicionadas a inscrição” até final de 2023.

Para o edil de Palmela, o protocolo rubricado revestiu-se de capital importância. “Mais do que simbólico, este é também um momento especial, porque constrói ligações e relações que vão muito além daquilo que possa ser materializado”, disse após a assinatura Álvaro Amaro, citado em nota de Imprensa da autarquia. O autarca assumiu ainda “a responsabilidade” de o município continuar apostado na “preservação” daquele património, de forma a que fique assegurado “o melhor legado” possível destas marcas históricas e identitárias.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -