20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaVoluntários ajudam a ‘erguer das cinzas’ projecto em Vale dos Barris destruído...

Voluntários ajudam a ‘erguer das cinzas’ projecto em Vale dos Barris destruído pelas chamas

Perto de 30 pessoas estiveram no local a instalar um sistema de irrigação para salvar as mais de 400 árvores e arbustos plantados

 

- PUB -

Foram cerca de 30 os voluntários que se juntaram ontem em Vale dos Barris para ajudar a ‘erguer das cinzas’ o projecto de educação ambiental e agroflorestal destruído pelo incêndio que deflagrou quarta-feira em Palmela.

As três dezenas de voluntários, de diversas nacionalidades, estiveram no espaço do projecto Regen Waves a “instalar o mais rápido possível um sistema de irrigação para salvar as mais de 400 árvores e arbustos plantados”, disse Izabella Peregrino, uma das fundadoras do projecto, a O SETUBALENSE.

“Em poucos minutos o fogo destruiu um ano de trabalho do Regen Waves, que teve início no Verão do ano passado. Representa um investimento de oito mil euros em equipamento, plantas e ferramentas”, desabafou.

- PUB -

A equipa do projecto, apesar de ter vivenciado “no local o início do fogo” e de ter feito o que podia, acabou por “não conseguir salvar muita coisa”.

“Além dos danos materiais no terreno e da perda da flora local, que contava com mais de 2 600 plantas, mais de 400 árvores e arbustos, além de hortas, um viveiro e uma estufa, a família de um dos integrantes do curso ficou sem morada, ao perder a sua caravana para as chamas ontem ao início da tarde”, revelou Mathias Davesne, também responsável pelo Regen Waves.

Agora, será tempo de “mostrar o tempo da regeneração”. “Vamos mostrar como a natureza se pode regenerar e nós com ela”, ambiciona o fundador. Já Izabella Peregrino diz ser “revoltante ver, em poucos minutos, tanto trabalho perdido”.

- PUB -

“Não somos os únicos, há famílias que perderam suas casas e muito mais”, lamentou a responsável. O projecto Regen Waves nasceu há cerca de um ano, quando os fundadores “decidiram largar a vida que tinham em Paris, França, para seguirem o coração”.

Vieram então “para Portugal onde iniciaram família e arrancaram com o projecto com as economias que tinham”. “Nós sabemos o quanto o planeta precisa de regeneração e, por isso, criámos o projecto”, conclui o fundador.

BB Car Stand de automóveis fica reduzido a escombros

O stand de automóveis da BB Car foi totalmente destruído pelas chamas, ficando no terreno apenas madeira carbonizada. O negócio, foi devorado pelo fogo, deixando as telhas de plástico completamente queimadas, assim como os carros que se encontravam no interior do edifício.

Os proprietários tentaram recuperar alguma documentação, mas a mesma também terminou ardida. As janelas do stand ficaram sem vidros, demostrando bem os danos causados pelo fogo que se fez sentir na aldeia de Aires, em Palmela.

Histórias à Mesa Moinho de vento foi consumido pelas labaredas

Uma das ‘vítimas’ do fogo que deflagrou em Palmela foi o característico moinho de vento, que havia sido recuperado por Pedro Lima.

Este edifício ardeu na tarde de quarta-feira no incêndio que começou por volta das 12 horas.

Os danos no moinho são bastante visíveis, sendo que as chamas queimaram a vela, assim como o material em madeira. Este moinho é um dos cenários da iniciativa Histórias à Mesa, actividade turística que atraía pessoas de vários locais para provarem alguns petiscos típicos da região de Setúbal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -