20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaPinhal Novo vai ficar mais verde com 300 novas árvores e arbustos...

Pinhal Novo vai ficar mais verde com 300 novas árvores e arbustos até final de 2023

Candidatura aprovada. Projecto do município prevê acréscimo de 9,2 hectares de área arborizada e um aumento de 13% de sombras na vila

 

- PUB -

A vila de Pinhal Novo vai ficar mais verde, com a plantação de quase 300 novas árvores e arbustos até final de Dezembro de 2023. A operação, com um orçamento global estimado em 75 mil euros, será financiada na totalidade pelo Programa Operacional Compete 2020, já que o município viu aprovado o projecto que candidatou para “a criação de duas ilhas de sombra: uma no recinto do Mercado Mensal de Pinhal Novo (com 7,7 hectares) e outra na área de cedência do loteamento de Val’Flores (com 2 hectares)”.

Ao todo, neste dois locais, “vão ser plantadas 297 árvores/arbustos das espécies autóctones pinheiro-manso, sobreiro, freixo-de-folha-estreita, lódão-bastardo, choupo-branco, medronheiro, loureiro e romãzeira”, revela a autarquia. O projecto, intitulado “Pinhal Novo Verde”, prevê também a instalação de “rede de rega, 10 casas ninho e três totens informativos”, além de contemplar a produção de “uma brochura de informação/sensibilização” a relacionar a intervenção “com a adaptação climática e a biodiversidade urbana”.

“Estima-se que o projecto acrescente 9,7 hectares de área arborizada à vila de Pinhal Novo, aumentando em 13% a área de sombra (quando as árvores forem adultas) e adicionando 14.922 m2 aos 115.866 m2 de sombra actual. Prevê-se também que beneficie a totalidade da população da vila, a que acrescem os feirantes e visitantes do Mercado Mensal, correspondendo a um total de 25.460 pessoas. A operação estará concluída até 31 de Dezembro de 2023”, salienta o município, que justifica a importância do investimento.

- PUB -

“De acordo com os estudos climáticos do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa e do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas de Palmela (em elaboração), o calor excessivo é actualmente um dos perigos climáticos mais relevantes no concelho. O Pinhal Novo é o aglomerado urbano onde um maior número de pessoas apresenta – e apresentará no futuro – maior exposição e vulnerabilidade ao calor excessivo.”

A candidatura do projecto ao Compete 2020, agora aprovada, foi apresentada pelo município de Palmela em Fevereiro último.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -