27 Janeiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCentrais fotovoltaicas para Areias Gordas e Cajados avançam

Centrais fotovoltaicas para Areias Gordas e Cajados avançam

Câmara Municipal de Palmela já reconheceu interesse económico e social dos investimentos da empresa Brightsearch

 

- PUB -

O processo de instalação de duas novas centrais fotovoltaicas no concelho de Palmela, pela empresa Brightsearch, ultrapassou mais uma etapa, na passada quarta-feira, com o executivo municipal a aprovar a declaração de reconhecimento de interesse económico e social dos dois investimentos. CDU, PS e PSD votaram favoravelmente as duas propostas – o MCCP absteve-se.

As duas centrais estão projectadas para a Rua Valério Miranda Jones, em Areias Gordas, Palmela (central BS S. Carrascas), e para a Rua 1.º de Maio, em Cajados, Poceirão/Marateca (central BS S. Sebastião).

De acordo com a autarquia, os dois investimentos vão permitir reduzir anualmente “4.579,1 toneladas de CO2 para a atmosfera”, tendo em conta a previsão de uma média de produção energética total de “12.343 Mwh/ano”. Outro dos factores destacados pelo município é o contributo que a construção destes equipamentos irá emprestar à “dinamização da economia local”.

- PUB -

Os projectos, garante a edilidade, “são compatíveis no mesmo espaço com actividades agrícolas, polinização e pastorícia, entre outras”.

Na mesma reunião e com igual sentido de voto, foi ainda aprovado o protocolo de colaboração a rubricar entre o município e a Brightsearch. O acordo tem a validade de um ano e visa “promover políticas sociais ambientais no concelho, contribuir para a transição energética e promover o combate à pobreza energética”. Neste âmbito, a Brightsearch “vai fazer um donativo ao município no valor de 50.000€, a título de mecenato, para fins ambientais, sociais ou desportivos”. Acordado entre as partes ficou ainda a dinamização de campanhas de sensibilização ambiental junto da população.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -