16 Agosto 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCentrais fotovoltaicas para Areias Gordas e Cajados avançam

Centrais fotovoltaicas para Areias Gordas e Cajados avançam

Câmara Municipal de Palmela já reconheceu interesse económico e social dos investimentos da empresa Brightsearch

 

- PUB -

O processo de instalação de duas novas centrais fotovoltaicas no concelho de Palmela, pela empresa Brightsearch, ultrapassou mais uma etapa, na passada quarta-feira, com o executivo municipal a aprovar a declaração de reconhecimento de interesse económico e social dos dois investimentos. CDU, PS e PSD votaram favoravelmente as duas propostas – o MCCP absteve-se.

As duas centrais estão projectadas para a Rua Valério Miranda Jones, em Areias Gordas, Palmela (central BS S. Carrascas), e para a Rua 1.º de Maio, em Cajados, Poceirão/Marateca (central BS S. Sebastião).

De acordo com a autarquia, os dois investimentos vão permitir reduzir anualmente “4.579,1 toneladas de CO2 para a atmosfera”, tendo em conta a previsão de uma média de produção energética total de “12.343 Mwh/ano”. Outro dos factores destacados pelo município é o contributo que a construção destes equipamentos irá emprestar à “dinamização da economia local”.

- PUB -

Os projectos, garante a edilidade, “são compatíveis no mesmo espaço com actividades agrícolas, polinização e pastorícia, entre outras”.

Na mesma reunião e com igual sentido de voto, foi ainda aprovado o protocolo de colaboração a rubricar entre o município e a Brightsearch. O acordo tem a validade de um ano e visa “promover políticas sociais ambientais no concelho, contribuir para a transição energética e promover o combate à pobreza energética”. Neste âmbito, a Brightsearch “vai fazer um donativo ao município no valor de 50.000€, a título de mecenato, para fins ambientais, sociais ou desportivos”. Acordado entre as partes ficou ainda a dinamização de campanhas de sensibilização ambiental junto da população.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Discussão entre dono de restaurante e cliente termina com perseguição e tiros

Em causa está uma discussão entre o proprietário do restaurante e um cliente, que terá insultado a sua companheira.
- PUB -