25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCentrais fotovoltaicas para Areias Gordas e Cajados avançam

Centrais fotovoltaicas para Areias Gordas e Cajados avançam

Câmara Municipal de Palmela já reconheceu interesse económico e social dos investimentos da empresa Brightsearch

 

- PUB -

O processo de instalação de duas novas centrais fotovoltaicas no concelho de Palmela, pela empresa Brightsearch, ultrapassou mais uma etapa, na passada quarta-feira, com o executivo municipal a aprovar a declaração de reconhecimento de interesse económico e social dos dois investimentos. CDU, PS e PSD votaram favoravelmente as duas propostas – o MCCP absteve-se.

As duas centrais estão projectadas para a Rua Valério Miranda Jones, em Areias Gordas, Palmela (central BS S. Carrascas), e para a Rua 1.º de Maio, em Cajados, Poceirão/Marateca (central BS S. Sebastião).

De acordo com a autarquia, os dois investimentos vão permitir reduzir anualmente “4.579,1 toneladas de CO2 para a atmosfera”, tendo em conta a previsão de uma média de produção energética total de “12.343 Mwh/ano”. Outro dos factores destacados pelo município é o contributo que a construção destes equipamentos irá emprestar à “dinamização da economia local”.

- PUB -

Os projectos, garante a edilidade, “são compatíveis no mesmo espaço com actividades agrícolas, polinização e pastorícia, entre outras”.

Na mesma reunião e com igual sentido de voto, foi ainda aprovado o protocolo de colaboração a rubricar entre o município e a Brightsearch. O acordo tem a validade de um ano e visa “promover políticas sociais ambientais no concelho, contribuir para a transição energética e promover o combate à pobreza energética”. Neste âmbito, a Brightsearch “vai fazer um donativo ao município no valor de 50.000€, a título de mecenato, para fins ambientais, sociais ou desportivos”. Acordado entre as partes ficou ainda a dinamização de campanhas de sensibilização ambiental junto da população.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -