26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaVideovigilância já funciona no Parque Natural da Arrábida

Videovigilância já funciona no Parque Natural da Arrábida

Sistema para prevenir ocorrência de fogos inclui torres de vigilância em Palmela, Setúbal e Sesimbra

 

- PUB -

Reduzir o número de ocorrências de fogos e garantir a rapidez no alerta e na acção de meios de primeira intervenção é o objectivo do Sistema de Videovigilância Florestal que já começou a funcionar no Parque Natural da Arrábida, anunciou na última sexta-feira a Câmara Municipal de Palmela.

O sistema, indica a autarquia, inclui no concelho palmelense “duas torres de vigilância de apoio à decisão, uma instalada no Posto de Vigia de S. Luís e outra na antena da E-Redes, em Palmela”, além de outras “instaladas nos concelhos de Setúbal e Sesimbra”.

É a partir deste sistema integrado que é possível “detectar, antecipadamente e de forma automática, focos de incêndio e identificar colunas de fumo, pontos quentes ou chamas”, quer em período diurno quer nocturno, “inclusivamente em condições de visibilidade adversas”, salienta o município.

- PUB -

As informações recolhidas pelas torres, explica a autarquia, “são encaminhadas, através de um sistema de comunicações rádio dedicado, para o comando distrital da GNR de Setúbal, responsável pela operacionalização do novo sistema”. Depois “um videowall de grandes dimensões permitirá maximizar a partilha da informação gráfica do sistema entre todos os operadores (GNR e Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil)”.

O projecto de videovigilância foi desenvolvido no âmbito da candidatura da Área Metropolitana de Lisboa ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para os parques naturais de Sintra-Cascais e Mafra e da Arrábida por um total de 338.692€.

Já a partir do final deste mês e no início de Junho vão decorrer “acções de limpeza no âmbito da prevenção e defesa da floresta contra incêndios”. Previstas estão a “limpeza de bermas e caminhos na área do Parque Natural da Arrábida” assim como “a reparação de caminhos florestais”, lembra o município palmelense, a finalizar.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -