20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMilhares afirmaram a identidade pinhalnovense com Mercado Caramelo ao longo de três...

Milhares afirmaram a identidade pinhalnovense com Mercado Caramelo ao longo de três dias

Álvaro Amaro realçou o trabalho dinamizado pela organização e os contributos de agentes locais, comunidade e escolas

 

- PUB -

As tradições mais genuínas de Pinhal Novo, a riqueza da gastronomia local e regional, e um conjunto de actividades de animação atraíram milhares de pessoas à 7.ª edição do “Mercado Caramelo” durante três dias.

De regresso à normalidade – sem as restrições ditadas por uma conjuntura pandémica –, o certame arrancou ao final da tarde da última sexta-feira com os presidentes da Câmara de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Carlos Jorge de Almeida, na companhia de Luís Fernandes e Manuel Lagarto, ambos da Confraria Caramela, a destacarem a importância das comemorações e a capacidade da organização.

Álvaro Amaro enalteceu mesmo o “excelente trabalho” efectuado não só pela organização como também pela comunidade na promoção das “raízes culturais, valores, produtos e gastronomia” locais.

- PUB -

Até ao último domingo, foram várias as iniciativas dinamizadas no Jardim José Maria dos Santos, através de um programa preparado pela “Junta de Pinhal Novo” em parceria “com a Confraria da Sopa Caramela” e o apoio do “município de Palmela”, além da “forte colaboração do movimento associativo, comunidade educativa e agentes locais”, lembra a autarquia, em nota de Imprensa.

Os ferroviários, adianta a edilidade, “foram o tema central” da edição deste ano, que contou ainda com actividades desenvolvidas em conjunto “com o Museu – A Estação e o envolvimento das escolas”.

“Demonstrações de ofícios antigos: ordenha e tosquia manual, fabrico de chouriços e queijos e construção de bonecas de trapo; a recriação de um casamento caramelo; o “Mercadito Caramelo”; a “Telefonia Caramela” e, na área gastronómica, a sopa caramela e o pudim de abóbora (novidade), foram mais algumas iniciativas que integraram o programa desta 7.ª edição”, resume a autarquia, a concluir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -