25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMilhares afirmaram a identidade pinhalnovense com Mercado Caramelo ao longo de três...

Milhares afirmaram a identidade pinhalnovense com Mercado Caramelo ao longo de três dias

Álvaro Amaro realçou o trabalho dinamizado pela organização e os contributos de agentes locais, comunidade e escolas

 

- PUB -

As tradições mais genuínas de Pinhal Novo, a riqueza da gastronomia local e regional, e um conjunto de actividades de animação atraíram milhares de pessoas à 7.ª edição do “Mercado Caramelo” durante três dias.

De regresso à normalidade – sem as restrições ditadas por uma conjuntura pandémica –, o certame arrancou ao final da tarde da última sexta-feira com os presidentes da Câmara de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Carlos Jorge de Almeida, na companhia de Luís Fernandes e Manuel Lagarto, ambos da Confraria Caramela, a destacarem a importância das comemorações e a capacidade da organização.

Álvaro Amaro enalteceu mesmo o “excelente trabalho” efectuado não só pela organização como também pela comunidade na promoção das “raízes culturais, valores, produtos e gastronomia” locais.

- PUB -

Até ao último domingo, foram várias as iniciativas dinamizadas no Jardim José Maria dos Santos, através de um programa preparado pela “Junta de Pinhal Novo” em parceria “com a Confraria da Sopa Caramela” e o apoio do “município de Palmela”, além da “forte colaboração do movimento associativo, comunidade educativa e agentes locais”, lembra a autarquia, em nota de Imprensa.

Os ferroviários, adianta a edilidade, “foram o tema central” da edição deste ano, que contou ainda com actividades desenvolvidas em conjunto “com o Museu – A Estação e o envolvimento das escolas”.

“Demonstrações de ofícios antigos: ordenha e tosquia manual, fabrico de chouriços e queijos e construção de bonecas de trapo; a recriação de um casamento caramelo; o “Mercadito Caramelo”; a “Telefonia Caramela” e, na área gastronómica, a sopa caramela e o pudim de abóbora (novidade), foram mais algumas iniciativas que integraram o programa desta 7.ª edição”, resume a autarquia, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -