18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaEspectáculos de Paulo de Carvalho e Jorge Palma destacam-se entre as mais...

Espectáculos de Paulo de Carvalho e Jorge Palma destacam-se entre as mais de cem actividades para celebrar Abril

Ao programa da Câmara Municipal, juntam-se os das juntas de freguesia e do movimento associativo do concelho

O 48.º aniversário do 25 de Abril no concelho de Palmela é comemorado com mais de uma centena de actividades, promovidas por município, juntas de freguesia e movimento associativo. As actuações de Paulo de Carvalho, dia 22 na Sociedade de Instrução Musical, na Quinta do Anjo, e Jorge Palma, dia 25 no Cine-Teatro São João, ambas a partir das 21h30, são os principais destaques do programa municipal.

- PUB -

A calendarização completa foi ontem divulgada pela autarquia, que além dos dois nomes maiores da canção portuguesa realça também, em termos de propostas musicais, o espectáculo “100 Vozes pela Liberdade”, com o Coro Participativo e a Orquestra da Sociedade Filarmónica União Agrícola (a 24 na Praça da Independência no Pinhal Novo e a 30 de Abril no Cine-Teatro São João, pelas 21h30), e a iniciativa “Do querer ao não poder”, uma actuação dos R’Dancers – Grupo de Hip Hop da Associação de Cultura e Desporto de Poceirão, Paper Hearts e elementos da comunidade, a ter lugar no exterior do Centro Cultural do Poceirão (22h00). “As sugestões musicais incluem ainda ‘Mais Alto’, um espectáculo dirigido à comunidade escolar”, sublinha o município.

Destacada é ainda a sessão solene da Assembleia Municipal, no dia 25, pelas 11h00, na Biblioteca de Palmela, a conferência “As mulheres na sociedade portuguesa – antes e depois do 25 de Abril”, a 28 pelas 10h30 na Secundária de Palmela, e as exposições “25 de Abril Sempre” e “Casas e lugares clandestinos de luta contra o Estado Novo no concelho de Palmela”, no Auditório Municipal do Pinhal Novo, no Largo de São João e no Cine-Teatro.

Da programação das juntas de freguesia e do movimento associativo destacam-se algumas das várias actividades preparadas.

- PUB -

Palmela

Para dia 25 está agendado um passeio de BTT para pais e filhos em Aires, actividades de ciclismo, atletismo e tiro alvo, além de demonstrações de Taekwondo e dança desportiva, em Algeruz, e baile com João Carmo no Lau. Para a vila de Palmela estão previstos os “Concertos Abril Jazz Mil”, nos dias 22 e 23, na Humanitária, natação na Piscina Municipal, a 23, o 6.º Passeio das Tochas do Motoclube de Palmela, a 24, e a iniciativa “Viva a Liberdade”, com música, poesia, contos, testemunhos, entrevistas e artes, na biblioteca municipal.

Ainda em Palmela, mas no dia da liberdade, destacam-se os convívios a realizar no Complexo Desportivo Municipal, demonstrações de aeromodelismo e automodelismo, na Praceta de Cabo Verde, e o concerto comemorativo do 25 de Abril pela Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela.

- PUB -

Pinhal Novo

Na freguesia do Pinhal Novo, entre as diversas iniciativas, destacam-se no dia 25 a actuação de Belito Campos na sede da União Desportiva da Palhota, a habitual deposição de coroa de flores no Monumento ao 25 de Abril, a corrida pela liberdade – 1974 metros, uma caminhada, e animação desportiva e infantil no Polidesportivo José Maria dos Santos, todas pela manhã. À tarde, saem à rua a fanfarra dos Bombeiros do Pinhal Novo e os Bardoada – Grupo do Sarrafo.

No Coreto do Jardim José Maria dos Santos serão feitas comunicações alusivas à data da liberdade e haverá ainda um espectáculo musical com Arte do Acaso.

Para Terrim, Cascalheira e Rio Frio também estão agendadas várias iniciativas comemorativas a realizar-se no próprio dia 25.

Quinta do Anjo

O Torneio de Futebol de 7 Interassociativo “Libertino Caldeira” é um dos destaques do programa para a Quinta do Anjo. Tem lugar pela manhã do dia 23, no Campo António Henrique de Matos, em Cabanas, onde se seguirão actividades desportivas. O desporto marca também o dia 25 no Campo Leonel Martins e Polidesportivo do Quintajense (Futebol de 7 Sub-22, Street Basket, Frisbee e Ténis são algumas das modalidades previstas para todo o dia). A Banda da Sociedade de Instrução Musical actua pela manhã, frente à junta, e a Orquestra Ligeira actua à tarde na sede da colectividade. Para dia 30 está agendada, à tarde, uma concentração distrital de Minibasquetebol Sub-12, no Polidesportivo do Quintajense.

No Bairro Alentejano, na Marquesa II, em Olhos de Água, Forninho, Agualva de Cima, Aroeira, Asseiceira e Lagameças vão haver diversas actividades, entre 23 e 25 de Abril.

Marateca e Poceirão

Em Cajados, no dia 25, o Grupo Desportivo e Recreativo Leões de Cajados promove pela manhã jogos infantis tradicionais, futebol, e um almoço convívio. À tarde, haverá uma demonstração de Taekwondo.

Para o Poceirão as comemorações englobam, no centro cultural local, um encontro de ranchos folclóricos, a partir das 17h00 de dia 24. No dia seguinte, a antiga Escola Primária acolhe entre as 9 e as 13h00 mais uma acção de recolha de sangue, promovida pelos dadores da freguesia, que organizam ainda uma manhã infantil. Também pela manhã (10h00), mas no Campo do Parque Mário Bento, realiza-se uma demonstração de Taekwondo e um jogo entre pais e filhos, iniciativas dinamizadas pela Associação de Jovens “Os Caramelos”.

Banda da SIM abrilhanta sessão solene no 25 de Abril

A tradicional sessão evocativa da revolução dos cravos, promovida pela Assembleia Municipal, a ter lugar na Biblioteca de Palmela, está agendada para as 11 horas do próximo dia 25. O programa, salienta a Câmara Municipal, inicia-se “com o desfile da Banda da Sociedade de Instrução Musical (SIM) pela Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral até à entrada da biblioteca”. E logo de seguida actua o Coro da SIM já no interior daquelas instalações municipais.

A sessão, lembra a autarquia, “vai contar com intervenções de representantes de BE, CHEGA, PSD, MCCP, PS e CDU”, bem como dos presidentes da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, e da Assembleia Municipal, José Carlos de Sousa. A cerimónia termina “com a reprodução da música ‘Grândola Vila Morena’ e do Hino Nacional, cantados em conjunto”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -