27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaGrupo de 12 preparado para queimar o Judas como manda a tradição

Grupo de 12 preparado para queimar o Judas como manda a tradição

Ritual volta a realizar-se em formato presencial. No final haverá convívio e espectáculo de fogo-de-artifício

 

- PUB -

A tradição vai voltar a ser o que era. Depois dos dois anos de interregno devido aos condicionalismos impostos pela pandemia de covid-19, a Queima do Judas regressa este ano às ruas do centro histórico de Palmela. O ritual, agendado para as 21h30 do próximo sábado, vai decorrer “nos moldes tradicionais com a participação de 12 grupos”, revelou a Câmara Municipal.

O itinerário está definido e no final haverá fogo-de-artifício. De acordo com a autarquia, o percurso “inicia-se com o Bardoada – Grupo do Sarrafo, passando por Largo dos Loureiros (Sociedade Filarmónica Palmelense ‘Loureiros’), Largo do Município (Grupo de Teatro As Avozinhas/Associação FIAR), Praça Duque de Palmela (Associação Escoteiros de Portugal – Grupo 40), e Largo D. Afonso Henriques (ATA – Acção Teatral Artimanha)”. Ruma depois em direcção “ao Largo D. João I (Associação de Idosos de Palmela)”, para prosseguir em direcção ao “Largo do Mercado (Associação Teatro Sem Dono)”. Passa ainda pelo “entroncamento entre a Rua Hermenegildo Capelo e a Rua Heliodoro Salgado (Moto Clube de Palmela)” e pelos largos “do Marquês de Pombal (Associação Juvenil INdiferentes), Passo da Formiga (Sociedade Filarmónica Humanitária) e S. João (Associação Teatro da Vila)”.

Neste último local haverá “um momento de convívio, com serviço de bar assegurado pelo Grupo Coral ‘Ausentes do Alentejo’ e um espectáculo final com fogo-de-artifício, com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários de Palmela”.

- PUB -

Organizada pela Câmara Municipal de Palmela, em parceria com os grupos de teatro e o movimento associativo do concelho, a realização da Queima do Judas foi recuperada em Palmela há quase três décadas. “Este é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da Primavera e ao início de um novo ciclo de vida, recuperado em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro”, recorda o município, que espera uma boa adesão popular.

“Todos os anos envolve centenas de participantes, num percurso pelas ruas do centro histórico de Palmela, no Sábado de Aleluia (antes do Domingo de Páscoa). Passados 27 anos, esta iniciativa não só se manteve no calendário cultural do concelho, como registou uma cada vez maior adesão, quer de grupos participantes quer de público”, salienta a autarquia, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -