29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela já alojou dezenas de ucranianos fugidos da guerra

Palmela já alojou dezenas de ucranianos fugidos da guerra

Vítimas do conflito armado encontraram refúgio em casas de familiares e de particulares e numa instituição religiosa

 

- PUB -

Trinta e dois cidadãos da Ucrânia que se viram obrigados a sair daquele país do leste da Europa devido à guerra já estão alojados no concelho de Palmela. A informação foi avançada ontem pela Câmara Municipal.

De acordo com a autarquia, neste momento estes refugiados “encontram-se alojados em vários pontos do concelho, em casa de familiares, de particulares (sem ligação familiar) e numa instituição religiosa”.

Ao mesmo tempo, adianta o município, “foram identificadas outras 32 situações de alojamento disponível, no Centro Municipal de Emergência, em Instituições Particulares de Solidariedade Social e em casas particulares”. Além disso, “estão a ser, igualmente, consideradas vagas em estabelecimentos de cariz turístico”.

- PUB -

Em comunicado, o município faz notar que “está solidário com o povo ucraniano” e que tem vindo a trabalhar “desde a primeira hora com cidadãos ucranianos residentes no concelho e com a rede social local”, de forma “a definir prioridades e participar activamente no esforço nacional de apoio, acolhimento e integração de pessoas refugiadas”.

“O alojamento é uma necessidade prioritária e o Centro Municipal de Emergência está preparado com todas as condições para responder a situações de alojamento temporário”, sublinha o município, que adianta estar também “a recensear as ofertas de alojamento disponibilizadas por entidades parceiras e por particulares que têm manifestado abertura” para acolher as pessoas vindas da Ucrânia.

A autarquia destaca também o papel que tem adoptado “noutras vertentes, com o apoio de diferentes entidades e empresas e da sociedade civil”. Segundo o município, tem sido possível “assegurar apoio a famílias ucranianas em fuga da guerra, quer através de uma campanha de recolha de bens de primeira necessidade, ainda a decorrer, quer de outros recursos essenciais ao acolhimento condigno” daquelas pessoas.

- PUB -

Entre as várias acções dinamizadas está um “curso de português para estrangeiros, especialmente dedicado a pessoas ucranianas”, que já se iniciou com uma nova edição e que visa a integração. De resto, tal como o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, que também já iniciou “atendimentos itinerantes à população migrante do concelho de Palmela, com recurso à Unidade Móvel de Saúde”.

“O município está em permanente articulação com as entidades nacionais que coordenam a ‘task force’, Alto Comissariado para as Migrações, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Instituto da Segurança Social, e prevê a celebração de protocolos, numa resposta que se quer simultaneamente urgente e estruturada, em prol da integração plena destas famílias nas nossas comunidades”, conclui a autarquia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -