29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPrimos de Pinhal Novo e Setúbal lançam livro para desmontar preconceitos com...

Primos de Pinhal Novo e Setúbal lançam livro para desmontar preconceitos com deficientes

Obra infantil retrata história de vida. Ricardo Monis está preso a uma cadeira de rodas desde que nasceu. É personagem central do livro escrito com Lucas Chipenda

 

- PUB -

“Ricky” intitula o livro infantil que visa consciencializar as crianças para a necessária integração na sociedade daqueles que se debatem com qualquer tipo de deficiência. Como é o caso de Ricardo Monis, 23 anos, confinado a uma cadeira de rodas desde que nasceu, por sofrer de atrofia muscular espinhal II. É ele a personagem central da obra que escreveu em parceria com o primo Lucas Chipenda, de igual idade, que vai ser apresentada no próximo dia 26, pelas 15 horas, na Escola Secundária do Pinhal Novo.

Com chancela da Fórum Estudante, o livro, que foi lançado a 23 de Dezembro último e que conta ainda com ilustrações de Nuno Salvada, inspira-se nas vivências conjuntas dos dois primos – Ricardo, residente no Pinhal Novo, e Lucas, de Setúbal.

“Em vez de estarmos a contar as nossas histórias no meio familiar, resolvemos partilhá-las. Com o objectivo de consciencializar, de forma subtil, as crianças para este e outros tipos de casos, de deficiência. Porque todos os que vivem com condicionalismos também precisam de estar envolvidos na sociedade”, disse Ricardo Monis a O SETUBALENSE, ao explicar como surgiu a ideia do projecto literário.

- PUB -

A obra começou a ser escrita “há cerca de dois anos”, mas só recentemente foi lançada. E as restrições provocadas pela pandemia de covid-19 não foram a única condicionante a justificar a demora da apresentação da publicação. “Tivemos também alguns problemas com a ilustração. Mas depois conhecemos o Nuno Salvada, que é ilustrador, e a partir daí o processo foi rápido e o livro saiu em 23 de Dezembro passado”, revelou.

Inseparáveis desde sempre

Apesar das limitações impostas pela deficiência física, Ricardo – que frequenta o curso de Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) – nunca desistiu de tentar desfrutar da vida como todos os outros. “Nunca me deixei ficar.” E teve, desde sempre, no ombro do primo Lucas – tatuador no Europa Tattoo Studio, em Setúbal – um apoio fundamental. Com apenas 10 dias de diferença – Ricardo nasceu a 20 de Agosto e Lucas a 30 do mesmo mês em 1998 – são inseparáveis desde pequeninos.

- PUB -

“Nunca vimos a minha deficiência como um impedimento para fazermos o que queríamos. Fazíamos tudo juntos: passear, jogar à bola, sair com os amigos à noite, ir a Lisboa ver uma convenção do ‘The Walking Dead’… Sempre que estamos juntos é uma aventura nova.” E este é o mote da obra que decidiram lançar, com o intuito de “desmontar preconceitos e perspectivas limitadoras”.

“O livro é o retrato do que nós fazíamos e adicionámos alguma dose de drama. É uma representação daquilo que foi a nossa infância, de como passávamos o tempo”, resumiu Ricardo. A estreia no mundo da literatura infantil não vai, porém, ficar limitada apenas a esta obra. “A ideia é continuarmos a publicar mais aventuras nossas, irmos lançando vários livros. Já começámos a escrever o segundo”, confessou. Data prevista para a nova publicação é que ainda não existe. Até porque “escrever para crianças não é tão fácil como possa parecer, já que obriga a uma adaptação da linguagem para os mais pequenos”, explicou, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -