19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaTerminou a longa espera, Pavilhão Municipal José Silvério em Poceirão já é...

Terminou a longa espera, Pavilhão Municipal José Silvério em Poceirão já é uma realidade

Requalificação do antigo polidesportivo ultrapassou o meio milhão de euros com fundos municipais e comunitários

 

- PUB -

O Pavilhão Municipal José Silvério, em Poceirão, foi oficialmente inaugurado no passado sábado depois de uma espera de mais de três décadas. Uma tarde de festa (animada pela actuação do Bardoada – Grupo do Sarrafo) com algumas dezenas de pessoas a testemunharem a abertura de portas do novo espaço.

O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro e José Silvério, ex-autarca, descerraram a placa evocativa perante o entusiasmo dos presentes. Alvo de uma candidatura ao POR Lisboa 2020, apresentada pelo Município de Palmela, a requalificação do antigo Polidesportivo de Poceirão está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Acção Integrado para Comunidades Desfavorecidas (PEDU – PAICD).

No âmbito desta bem-sucedida candidatura foram investidos 569.366.00€ neste programa co-financiado a 50% pelo POR Lisboa 2020. Sozinha a Câmara Municipal gastou ainda mais 50.000€ em equipamentos suplementares para assegurar o seu bom funcionamento.

- PUB -

O pavilhão multiusos com cerca de 1.500 m2, tem três salas polivalentes para respostas sociais e comunitárias, espaços de apoio e instalações sanitárias acessíveis para o público. O Pavilhão será um espaço multifuncional, em interacção com os já existentes na proximidade, e um novo recurso à disposição dos agentes locais da freguesia.

O piso está certificado e recomendado pela generalidade das federações desportivas das modalidades de indoor, as suas dimensões cumprem todas as normas exigidas.

No discurso de inauguração do Pavilhão Municipal José Silvério, Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, afirmou que “a espera valeu a pena”. Esta obra é fruto, elogia, “da luta da população desta freguesia, é uma resposta social integrada à sua sociedade”.

- PUB -

Este é por isso, destaca, “um momento, mais do que simbólico, de assunção de um compromisso para com esta terra e com todas as gerações que têm direito a terem também melhores infra-estruturas para o seu desenvolvimento social”.

Este espaço renovado tem uma história que remonta a 1985, com a criação de um simples polidesportivo.15 anos mais tarde foram inaugurados os balneários. Ao longo dos anos foram sendo introduzidas sucessivas requalificações.

Passados todos estes anos Poceirão passa a ter uma infra-estrutura que, na opinião de Álvaro Amaro vai fazer toda a diferença. “Temos um pavilhão modesto, mas com enorme significado que vai permitir a prática de um conjunto de modalidades antes proibidas por inexistência de infra-estruturas, mas que, sobretudo, vai dar outras respostas seja à comunidade escolar, a grupos formais e informais e a associações da nossa freguesia e do nosso concelho”.

O pavilhão agora inaugurado vai estar ao serviço de toda a comunidade através da sua empresa Municipal Palmela Desporto porque, explica o autarca “é esta a empresa que tem a gestão especializada e competente para preservar e ter aqui as melhores condições de segurança, de conforto, higiene e condições técnicas para que o equipamento seja fruído por quem dele necessitar”.

Homenagem José Silvério, “um homem que ama a sua terra e a sua gente”

No centro das atenções neste dia de particular importância para a freguesia esteve um homem. José Silvério, autarca que assumiu as funções de presidente da Junta de Freguesia de Poceirão desde a sua criação, em 1988, até 2013, e como presidente da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, no mandato 2013- 2017.

Para Álvaro Amaro este projecto “ficaria incompleto se não fizéssemos uma devida e justa homenagem a quem a freguesia, e o concelho de Palmela, muito devem pela sua dedicação a causas que vão desde os direitos dos agricultores, à constituição da freguesia e aos melhoramentos de cada terra e de cada território”.

O presidente da autarquia palmelense evoca o nome de José Silvério porque, frisa, “é em vida que temos de prestar homenagem a quem ama a sua terra e a quem é amigo da sua gente”.

Por isso, acrescenta “a atribuição do nome de José Silvério a este equipamento municipal é fruto daquilo que fez como cidadão e como autarca da freguesia”. Esta é a “nossa forma mais uma vez, felizmente já foi agraciado como cidadão de mérito do concelho de Palmela, prestar-lhe a homenagem aqui na sua terra. Obrigado, José Silvério”, concluiu.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -