26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPALMELA | Tarifas das águas e resíduos vão ser actualizadas mas mantêm...

PALMELA | Tarifas das águas e resíduos vão ser actualizadas mas mantêm medidas de apoio social

Câmara aprovou a redução de 10% para o primeiro escalão da água. Outras tarifas aumentam 0,9%, à taxa de inflacção

A actualização das tarifas a aplicar aos serviços de águas de abastecimento, águas residuais e resíduos vai continuar a contemplar apoios sociais, a contar do próximo dia 1 de Janeiro.

- PUB -

A Câmara Municipal de Palmela anunciou que vai submeter à apreciação da ERSAR a decisão. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública do executivo municipal, no passado dia 6, e a justificação prende-se com o facto de as populações terem de continuar a debater-se com as dificuldades inerentes aos impactes económicos provocados pela conjuntura epidemiológica.

“Tendo em conta o actual contexto pandémico, que tem motivado a adopção de medidas excepcionais e temporárias de apoio sócio-económico às famílias e empresas, nos dois últimos anos, o município prosseguirá com esta linha de actuação”, resume a autarquia, em nota de Imprensa.

“O tarifário para 2022 garante os recursos necessários para manter a qualidade do serviço, sem comprometer a sustentabilidade do sistema e a maioria dos serviços auxiliares não sofrem qualquer modificação”, adianta a edilidade, ao mesmo tempo que destaca duas alterações, em termos globais. “A redução de 10% no primeiro escalão da água, o mais abrangente; e a actualização de algumas das tarifas à taxa de inflacção de 0,9%, estabelecida pelo Banco de Portugal”, aponta.

- PUB -

Na mesma nota, a Câmara indica ainda que “as taxas devidas ao Estado pelos municípios e pelos munícipes – TRH (recursos hídricos) e TGR (gestão de resíduos) – serão actualizadas em 0,9% e 100%, respectivamente”.
Mas lembra que “a actualização da TGR corresponde ao aumento promovido pelo Governo, que fixou para o dobro o valor da TGR em Julho de 2021”. “Estas taxas, cobradas pelo município, não constituem receitas da autarquia que, neste caso, funciona como cobrador”, reforça.

O município considera que tem “correspondido às exigências da crise pandémica através da implementação de medidas como o alargamento dos tarifários sociais, isenção de tarifas fixas ou suspensão dos cortes”. E realça a concluir: “Simultaneamente, Palmela continuou a oferecer um tarifário de águas e de resíduos com a maior acessibilidade financeira da região e continuou a prestar um serviço de qualidade e de eficácia reconhecidas”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -