18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaBiblioteca Municipal de Pinhal Novo já tem estação meteorológica instalada

Biblioteca Municipal de Pinhal Novo já tem estação meteorológica instalada

Equipamento permite avaliar precipitação intensa, ondas de calor e de frio e ventos fortes, entre outros fenómenos

 

- PUB -

A Biblioteca Municipal de Pinhal Novo já tem instalada uma estação meteorológica para monitorização dos processos atmosféricos. O equipamento foi montado no passado dia 10, ao abrigo do “projecto ‘Clima.AML – Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano”, anunciou a Câmara Municipal de Palmela.

De acordo com a autarquia, o referido projecto é “financiado pelos EEA Grants e decorre da fase de implementação do Plano Metereológico de Adaptação às Alterações Climáticas [PMAAC] da Área Metropolitana de Lisboa [AML]”. O projecto tem como objectivo “a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano, a concretizar através da rede de 18 estações meteorológicas dos municípios da AML e de uma plataforma ‘on-line’, que analisará os dados e informações meteorológicas”.

O “Clima.AML”, explica o município de Palmela, “permitirá avaliar os fenómenos meteorológicos extremos (precipitação intensa, ondas de calor, ondas de frio, susceptibilidades climáticas, vento forte) e apoiar acções preventivas por parte das autoridades de protecção civil, segurança e saúde”. Além disso, é considerado também como “uma ferramenta imprescindível no suporte de medidas na adaptação às alterações climáticas nos municípios da AML”, para a elaboração, em curso, “do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas (PLAAC) em Palmela”.

- PUB -

A edilidade faz ainda notar que o projecto está em sintonia “com os objectivos para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, aprovada em Setembro de 2015 por 193 membros”, como resultado do “trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo”, tendo em vista a criação de “um novo modelo global de combate à pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar, protecção do ambiente e combate às alterações climáticas”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -