28 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaBiblioteca Municipal de Pinhal Novo já tem estação meteorológica instalada

Biblioteca Municipal de Pinhal Novo já tem estação meteorológica instalada

Equipamento permite avaliar precipitação intensa, ondas de calor e de frio e ventos fortes, entre outros fenómenos

 

- PUB -

A Biblioteca Municipal de Pinhal Novo já tem instalada uma estação meteorológica para monitorização dos processos atmosféricos. O equipamento foi montado no passado dia 10, ao abrigo do “projecto ‘Clima.AML – Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano”, anunciou a Câmara Municipal de Palmela.

De acordo com a autarquia, o referido projecto é “financiado pelos EEA Grants e decorre da fase de implementação do Plano Metereológico de Adaptação às Alterações Climáticas [PMAAC] da Área Metropolitana de Lisboa [AML]”. O projecto tem como objectivo “a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano, a concretizar através da rede de 18 estações meteorológicas dos municípios da AML e de uma plataforma ‘on-line’, que analisará os dados e informações meteorológicas”.

O “Clima.AML”, explica o município de Palmela, “permitirá avaliar os fenómenos meteorológicos extremos (precipitação intensa, ondas de calor, ondas de frio, susceptibilidades climáticas, vento forte) e apoiar acções preventivas por parte das autoridades de protecção civil, segurança e saúde”. Além disso, é considerado também como “uma ferramenta imprescindível no suporte de medidas na adaptação às alterações climáticas nos municípios da AML”, para a elaboração, em curso, “do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas (PLAAC) em Palmela”.

- PUB -

A edilidade faz ainda notar que o projecto está em sintonia “com os objectivos para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, aprovada em Setembro de 2015 por 193 membros”, como resultado do “trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo”, tendo em vista a criação de “um novo modelo global de combate à pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar, protecção do ambiente e combate às alterações climáticas”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -