26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaJunta de Freguesia edita livro sobre Hermenegildo Capelo

Junta de Freguesia edita livro sobre Hermenegildo Capelo

Hermenegildo Capelo nasceu em Palmela em 4 de Fevereiro de 1841 e faleceu em Lisboa em Maio de 1917

 

- PUB -

António Neves Berbém é o autor do estudo “Interfaces da vida em campanha de Hermenegildo Capelo”, editado pela Junta de Freguesia de Palmela, apresentado na tarde de quarta-feira, 8, por Manuel Henrique Figueira, resultado de uma comunicação produzida em 2005 e só agora publicada, abordando a acção multifacetada de Capelo e o significado das campanhas de exploração levadas a cabo em África para a continuidade da presença portuguesa naquele continente.

Para Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia, esta iniciativa presta justiça à divulgação da importância do palmelense Hermenegildo Capelo, cuja obra necessita de ser mais estudada e conhecida. Na sua intervenção, Jorge Mares referiu que, entre o muito que deve ser feito, se impõe a existência de uma casa-museu dedicada a Capelo que se deve localizar no castelo de Palmela.

Manuel Figueira falou sobre a importância das expedições levadas a cabo por esta figura palmelense, não só em África, mas também em Portugal, recordando as viagens de investigação que Capelo orientou à serra da Estrela e ao Gerês, ambas numa abordagem multidisciplinar. A concluir a sua intervenção, Henrique Figueira exprimiu o desejo de que Palmela venha a ter uma casa-museu sobre Capelo e um centro interpretativo sobre a Ordem de Santiago e sobre a figura de D. Jorge de Lencastre.

- PUB -

Hermenegildo Capelo nasceu em Palmela em 4 de Fevereiro de 1841 e faleceu em Lisboa em Maio de 1917. Oficial da Marinha, dirigiu duas expedições científicas a África, em 1877 e em 1884, nas quais participou também Roberto Ivens, viagens que ficaram relatadas nas obras “De Benguela às Terras de Iaca” e “De Angola à Contra-Costa”. Estas expedições, se tiveram o objectivo de conhecer parte do continente africano, estiveram também relacionadas com os interesses europeus da época no mesmo território.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -