28 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaE o município do ano da Área Metropolitana de Lisboa é Palmela

E o município do ano da Área Metropolitana de Lisboa é Palmela

Iniciativa promovida pela Universidade do Minho distingue melhores práticas autárquicas. Álvaro Amaro recebeu prémio no Funchal

 

- PUB -

Palmela venceu o prémio “Município do Ano 2021” na categoria regional Área Metropolitana de Lisboa, distinção promovida pela Universidade do Minho através da plataforma Um-Cidades. O galardão – que premiou a candidatura palmelense “Percursos de Vida Saudável – Um projecto de apoio à Idade +” – foi entregue ao presidente da autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, no passado dia 2, no Funchal.

“A organização reconheceu a qualidade da candidatura apresentada, que reflecte o trabalho desenvolvido pelo município de Palmela junto da população idosa, no sentido da promoção de um envelhecimento activo, com mais saúde e autonomia”, revelou a autarquia, em nota de Imprensa, ao mesmo tempo que explicou as práticas adoptadas que mereceram o reconhecimento.

“A Unidade Móvel de Saúde, o serviço de teleassistência e o voluntariado são os principais eixos da Estratégia Municipal PRIA (Percursos em Rede para a Inclusão Activa), cofinanciada pelo Portugal 2020 e assente na promoção de políticas de combate ao isolamento, prevenção e promoção de hábitos de vida saudável, através do apoio médico e social de proximidade.”

- PUB -

De acordo com a edilidade, “além dos importantes impactes de natureza social que a implementação prática desta estratégia tem registado junto da população com mais de 55 anos, a disponibilização gratuita destes serviços à comunidade tem impactes financeiros positivos”. Desde logo “na vertente de prevenção da doença, minimizando custos às famílias, SNS e IPSS”, além de, “por via da teleassistência”, permitir “evitar ou retardar o recurso à institucionalização das pessoas mais vulneráveis, conferindo-lhes mais autonomia e segurança”.

A distinção de Palmela surge depois de este município já ter estado por três ocasiões indicado para os “Prémios Município do Ano”, promovidos pela Universidade do Minho.

- PUB -

“Na edição de 2016, Palmela esteve entre os nomeados da AML com o projecto ‘Academia da Protecção Civil de Palmela’ e repetiu em 2017, com a candidatura ‘Centro Histórico de Palmela – Lugar, História e Futuro’.

Em 2019, foi finalista na categoria intermunicipal com o projecto ‘Território Arrábida – Património Partilhado’, em parceria com Sesimbra e Setúbal”, lembrou a autarquia. À quarta foi de vez…

Águeda foi o “Município do Ano” com o projecto “AgitÁgueda Art Festival”. Os “Prémios Município do Ano” têm como objectivo “distinguir boas práticas autárquicas e colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspectivada a partir da acção das autarquias”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -