13 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaMunicípio de Palmela reduz IMI para 0,34% e incentiva reabilitação urbana

Município de Palmela reduz IMI para 0,34% e incentiva reabilitação urbana

Imposto Municipal sobre Imóveis continua a baixar no concelho. Álvaro Amaro assume que quer atingir a aplicação da taxa mínima até ao final do mandato

 

- PUB -

O valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) continua a baixar no concelho de Palmela. A Câmara aprovou e a Assembleia Municipal ratificou a redução da taxa de 0,35% para 0,34% a aplicar no próximo ano.

“O IMI em Palmela já era o mais baixo na Península de Setúbal. Agora vamos ver. Todavia, isto não é uma uma questão de competitividade [com outros municípios], mas sim de coerência”, disse Álvaro Balseiro Amaro, presidente da autarquia, a O SETUBALENSE.

“Sempre defini que baixaríamos progressivamente os impostos à medida que conseguíssemos os equilíbrios financeiros na autarquia. Entrei [para a presidência da Câmara Municipal] em 2013 com [uma taxa de] 0,48%. Hoje já vamos nos 0,34%”, lembrou o autarca, que assumiu de seguida: “A manter-se esta trajectória de equilíbrio [financeiro], a expectativa é chegarmos ao fim deste mandato com a taxa mínima [0,30%].”

- PUB -

Igualmente decidida foi a aplicação do IMI familiar bem como um conjunto de reduções de valor, com o propósito de incentivar quer a reabilitação urbana, sobretudo nos núcleos antigos do concelho, quer o arrendamento jovem, quer ainda a fixação de comércio e serviços e o aumento da eficiência energética.

No IMI familiar as famílias com um, dois, três ou mais dependentes a cargo vão beneficiar, respectivamente, de uma dedução fixa de 20, 40 e 70 euros.

Os prédios ou fracções na área de intervenção do Gabinete de Recuperação do Centro Histórico de Palmela beneficiam de 30% de redução e, além desta, os arrendados, na mesma área, usufruem ainda de menos 20% do valor.

- PUB -

Já os prédios ou fracções arrendados, nas áreas incluídas no Programa Municipal de Medidas de Incentivo para a Reabilitação de Prédios Urbanos (núcleo urbano de Águas de Moura, zona sul de Pinhal Novo, núcleo urbano de Poceirão e zona antiga de Quinta do Anjo), destinados a habitação de jovens entre os 18 e os 35 anos gozam de uma redução de 20%, no caso de renda inferior a 300 euros, e de 10% no caso de renda entre os 300 e os 400 euros.

Nas mesmas áreas, mas para prédios ou fracções arrendados que foram reabilitados e que são destinados a comércio a redução é de 30% e de 20% caso se destinem a serviços.

As reduções nos casos de prédios urbanos com eficiência energética atingem os 25%. Em sentido contrário, em todo o concelho, são aplicadas majorações aos prédios urbanos devolutos e/ou em ruína (300%) e aos prédios degradados que não cumpram satisfatoriamente a sua função ou façam perigar a segurança de pessoas e bens (30%).

A proposta apresentada pela gestão CDU na Câmara Municipal foi aprovada, por maioria, com a abstenção do vereador do Movimento de Cidadãos pelo Concelho de Palmela e ratificada pela Assembleia Municipal, também por maioria, com a abstenção da eleita do Bloco de Esquerda.

Isenção da Derrama para empresas com lucro até €150 mil

Também aprovada pelo executivo camarário, mas por unanimidade, foi ainda a isenção do pagamento da Derrama sobre o lucro do ano 2021 às empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros.

Para as empresas com lucro igual ou superior ao referido valor é mantida uma cobrança de 1,5%. Segundo a autarquia a medida “representa um importante alívio fiscal” para as micro e pequenas empresas.

A proposta também passou na Assembleia Municipal mas com a abstenção dos deputados do Chega.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Festas do Barrete Verde com sardinhada, bailes e toiros em verdadeira largada brava

Um gostam, outros nem por isso, mas o certo é que a vila de Alcochete enche nas Festas do Barrete Verde
- PUB -