29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaIgreja Matriz de S. Pedro um ícone de Palmela

Igreja Matriz de S. Pedro um ícone de Palmela

Situada no Largo do Município, a Igreja Matriz tem três naves com colunas toscanas, e no interior azulejos do período Barroco

 

- PUB -

A Igreja de S. Pedro, Matriz de Palmela, além de histórica, é um dos mais destacados edifícios da localidade. Templo de origem medieval, está datada como anterior a 1320, sendo a sua traça resultado de reconstrução integral na segunda metade do século XVI. Por volta dos anos 40 do século XVIII, teve remodelação artística do interior com azulejos de Nicolau de Freitas. Danificada com os terramotos de 1755 e 1858, teve de ser reconstruída.

This slideshow requires JavaScript.

Situada no Largo do Município, a Igreja Matriz tem três naves com colunas toscanas, e no interior azulejos do período Barroco (XVIII), que representam cenas da vida de São Pedro. Inclui ainda um importante conjunto escultórico e pictórico setecentista.

- PUB -

Centro das várias festas religiosas de Palmela, um dos momentos altos é a Bênção do Mosto, na manhã do primeiro domingo de Setembro, frente à igreja, com homens a pisarem as uvas da primeira vindima. Segue-se a bênção e a missa dominical. Tudo isto num ritual simbólico que retrata a importância vinícola local, e vinca a tradicional Festa das Vindimas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -