22 Janeiro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmela'Pista' na Quinta do Anjo alia prática desportiva a autodiagnósticos na hora

‘Pista’ na Quinta do Anjo alia prática desportiva a autodiagnósticos na hora

Projecto foi implementado pelo município, em parceria com a Junta local e o Clube Portais da Arrábida

 

- PUB -

Entre outros indicadores, permite aferir o peso e a altura, a tensão arterial, o perímetro abdominal e o oxigénio. Trata-se da Pista Check-Up de Quinta do Anjo, projecto implementado pela Câmara Municipal de Palmela para que os interessados possam fazer de forma gratuita um autodiagnóstico às condições físicas e de saúde. Já está a funcionar e a autarquia realça que o equipamento, “único no concelho”, integra o restrito lote de “quatro existentes no País”.

A pista engloba “um Centro Check-Up, nas instalações do Clube Portais da Arrábida, e um percurso pedestre, no Circuito de Manutenção de Quinta do Anjo”. Para Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, o projecto permite juntar “a promoção da saúde e educação para a saúde” à prática de exercício físico. “Pretende sensibilizar as pessoas que praticam actividade física para fazerem o autodiagnóstico e saberem se há algo que está menos bem e se necessitam de acompanhamento médico”, disse o autarca, durante a abertura simbólica do equipamento que ocorreu no último sábado, citado numa nota de Imprensa do município.

- PUB -

Em estudo, adiantou o edil, está já a possibilidade de replicar o projecto noutros locais do concelho. Mas isso só é possível, alertou ainda o autarca, mediante o estabelecimento de “parcerias com agentes locais”. Tal como aconteceu, de resto, com este novo projecto que beneficiou dos importantes contributos da Junta local e do clube, enquanto entidades parceiras, destaca o município.

Horário vai ser alargado

Tal como Álvaro Amaro, também António Mestre, que preside à Junta de Quinta do Anjo, frisou a importância do novo equipamento. “Este é o espaço público da freguesia mais utilizado para a prática desportiva e aliar também a isso a preocupação com a saúde dos utilizadores é muito bom”, reforçou António Mestre, com Ricardo Freire, presidente da direcção do Clube Portais da Arrábida, a anuir: “É uma enorme mais-valia para a comunidade, que fica muito bem servida com esta infra-estrutura de promoção da actividade desportiva”.

- PUB -

Ao longo deste mês, o Centro Check-Up está a funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 17h00 às 19h00. Um horário que a Câmara Municipal prevê que possa ser “alargado já a partir do próximo mês”. É neste centro que os utentes “podem verificar, entre outros indicadores, o peso e a altura, a tensão arterial, o perímetro abdominal e o oxigénio”. No percurso pedestre, “com cerca de um quilómetro” de extensão, estão ainda disponíveis “painéis informativos com indicações para a realização de alongamentos e avaliações de esforço, frequência cardíaca e visão, entre outros”, salienta o município que, a concluir, lembra que a Pista Check-Up “integra a candidatura PRIA, no âmbito da qual foram já implementados o Serviço Municipal de Teleassistência e a Unidade Móvel de Saúde”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Entrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e subir ao 2.º lugar

Varela (bisou) e Zequinha fizeram os golos desta quinta-feira no Bonfim

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -