21 Setembro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Palmela 'Pista' na Quinta do Anjo alia prática desportiva a autodiagnósticos na hora

‘Pista’ na Quinta do Anjo alia prática desportiva a autodiagnósticos na hora

Projecto foi implementado pelo município, em parceria com a Junta local e o Clube Portais da Arrábida

 

- PUB -

Entre outros indicadores, permite aferir o peso e a altura, a tensão arterial, o perímetro abdominal e o oxigénio. Trata-se da Pista Check-Up de Quinta do Anjo, projecto implementado pela Câmara Municipal de Palmela para que os interessados possam fazer de forma gratuita um autodiagnóstico às condições físicas e de saúde. Já está a funcionar e a autarquia realça que o equipamento, “único no concelho”, integra o restrito lote de “quatro existentes no País”.

A pista engloba “um Centro Check-Up, nas instalações do Clube Portais da Arrábida, e um percurso pedestre, no Circuito de Manutenção de Quinta do Anjo”. Para Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, o projecto permite juntar “a promoção da saúde e educação para a saúde” à prática de exercício físico. “Pretende sensibilizar as pessoas que praticam actividade física para fazerem o autodiagnóstico e saberem se há algo que está menos bem e se necessitam de acompanhamento médico”, disse o autarca, durante a abertura simbólica do equipamento que ocorreu no último sábado, citado numa nota de Imprensa do município.

- PUB -

Em estudo, adiantou o edil, está já a possibilidade de replicar o projecto noutros locais do concelho. Mas isso só é possível, alertou ainda o autarca, mediante o estabelecimento de “parcerias com agentes locais”. Tal como aconteceu, de resto, com este novo projecto que beneficiou dos importantes contributos da Junta local e do clube, enquanto entidades parceiras, destaca o município.

Horário vai ser alargado

Tal como Álvaro Amaro, também António Mestre, que preside à Junta de Quinta do Anjo, frisou a importância do novo equipamento. “Este é o espaço público da freguesia mais utilizado para a prática desportiva e aliar também a isso a preocupação com a saúde dos utilizadores é muito bom”, reforçou António Mestre, com Ricardo Freire, presidente da direcção do Clube Portais da Arrábida, a anuir: “É uma enorme mais-valia para a comunidade, que fica muito bem servida com esta infra-estrutura de promoção da actividade desportiva”.

- PUB -

Ao longo deste mês, o Centro Check-Up está a funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 17h00 às 19h00. Um horário que a Câmara Municipal prevê que possa ser “alargado já a partir do próximo mês”. É neste centro que os utentes “podem verificar, entre outros indicadores, o peso e a altura, a tensão arterial, o perímetro abdominal e o oxigénio”. No percurso pedestre, “com cerca de um quilómetro” de extensão, estão ainda disponíveis “painéis informativos com indicações para a realização de alongamentos e avaliações de esforço, frequência cardíaca e visão, entre outros”, salienta o município que, a concluir, lembra que a Pista Check-Up “integra a candidatura PRIA, no âmbito da qual foram já implementados o Serviço Municipal de Teleassistência e a Unidade Móvel de Saúde”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...
- PUB -