22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Palmela Alternância de funcionamento de centros de saúde motiva protesto amanhã em Águas...

Alternância de funcionamento de centros de saúde motiva protesto amanhã em Águas de Moura

Solução para encerramentos recorrentes dos postos médicos de Poceirão e Águas de Moura não agrada a ninguém

 

- PUB -

As Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Poceirão e Águas de Moura estão, desde ontem e até ao próximo dia 16, a funcionar em alternância – a primeira está fechada e a segunda aberta, no referido período – o que já motivou a convocação de uma concentração por parte da Junta da União das Freguesias de Poceirão e Marateca. O protesto está agendado para amanhã, pelas 9h00, frente ao centro de saúde de Águas de Moura.

Em nota de Imprensa, Cecília de Sousa, presidente da junta (CDU), revela que esta autarquia foi informada do plano de funcionamento após ter solicitado esclarecimentos sobre o encerramento dos dois postos médicos nos últimos dias.

“Não aceitamos esta solução! A falta de meios humanos ou a falta de condições dos equipamentos não pode justificar o continuado encerramento dos serviços públicos de saúde”, afirma, ao mesmo tempo que sublinha o objectivo da manifestação de amanhã. “Exigir o regular funcionamento dos postos médicos e a colocação de mais médicos, enfermeiros e pessoal administrativo e operacional, nestas unidades de saúde, de modo a garantir uma prestação de cuidados de saúde de qualidade para todos.”

- PUB -

A União das Freguesias adianta que “as UCSP de Poceirão e de Águas de Moura não têm capacidade de resposta adequada na marcação de consultas”. Mais: “os utentes esperam meses, desde a data da sua marcação até há efectivação da mesma.

Tem-se verificado um sucessivo cancelamento de consultas de seguimento de doentes crónicos, com exames e análises já realizados, sem que haja qualquer explicação sobre os critérios seguidos para tais cancelamentos. Não é passado o receituário, o que leva a que utentes crónicos estejam em risco de vida. Não é possível o contacto telefónico devido à inoperância dos equipamentos.”

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

Fica em prisão preventiva por esfaquear rival à porta de bar

Clientes travaram agressor e socorreram vítima

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas
- PUB -