22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Palmela Novo centro de saúde de Quinta do Anjo é para estar pronto...

Novo centro de saúde de Quinta do Anjo é para estar pronto em 2023

Câmara Municipal e Administração Regional de Saúde em sintonia. Acordo de colaboração foi rubricado no Espaço Fortuna

 

- PUB -

A construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Quinta do Anjo é para arrancar já no próximo ano e estar concluída em 2023. Esta é, pelo menos, a expectativa da Câmara Municipal de Palmela que, na passada quinta-feira, formalizou com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) um acordo de colaboração tendo em vista a edificação do equipamento.

O protocolo foi rubricado por Álvaro Balseiro Amaro, presidente da autarquia, e Luís Pisco, que preside ao Conselho Directivo da ARSLVT, no Espaço Fortuna, localizado naquela freguesia. A futura USF vai nascer num terreno, cedido pelo município, com “2.885 metros quadrados” na Avenida Dr. António Matos Fortuna. Vem servir a “terceira freguesia com maior número de utentes inscritos e em rápido crescimento demográfico (11 mil e 865 habitantes, segundo os Censos 2011)”, sublinha a autarquia, ao mesmo tempo que lembra que o equipamento é reivindicação antiga.

A parceria assumida por ambas as entidades é reveladora do “espírito de cooperação sem reservas que tem caracterizado o município e a ARSLVT nos últimos seis anos”, considera Álvaro Amaro, citado numa nota de Imprensa da autarquia. O autarca referia-se a colaborações recentes com a ARSLVT que culminaram com a construção da USF Pinhal Saúde, na zona sul de Pinhal Novo, ou a Unidade Móvel de Saúde, este ano implantada no concelho para rastreios de despiste à covid-19.

- PUB -

Segue-se a USF de Quinta do Anjo, um “projecto estratégico para o território”, já que as condições das actuais instalações de saúde não permitem aos profissionais de saúde “fazer melhor”. O edil manifesta total abertura para que o equipamento possa ser uma realidade. “Estamos disponíveis, tecnicamente, para esboçar tudo o que for necessário para lançar o concurso para projecto”, garante.

Já Luís Pisco também realçou a “experiência de trabalho conjunto” com o município, até porque a obra está à vista. E o mais importante são “os interesses comuns”, na procura “do melhor ao nível de condições de saúde para a população local”.

A nova USF de Quinta do Anjo foi inscrita pelo município e pela ARSLVT no Plano de Recuperação e Resiliência, indica a autarquia que admite ainda a possibilidade de, num futuro próximo, vir a celebrar uma outra parceria com a ARSLVT “quando estiverem definidas questões como os montantes exactos do investimento a realizar e o faseamento para a elaboração do projecto e obra”.

- PUB -

Durante a celebração protocolar de quinta-feira, as duas entidades aproveitaram ainda a oportunidade para assinar um protocolo para disponibilização gratuita de testes rápidos de antigénio destinados a trabalhadores municipais.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas

CDU rompe acordo com PSD e ‘salva’ PS na Assembleia Municipal

Geringonça desfeita. CDU queria sigilo sobre o compromisso até à tomada de posse. João Afonso (PSD) acusa comunistas de faltarem à palavra
- PUB -